VACINA COVID: Janssen | Tudo o que você precisa saber (Johnson & Johnson)

Olá! Hoje vou falar sobre a vacina da Janssen (Johnson e Johnson), aquela de dose única que é o sonho de muitos brasileiros.

A vacina está prestes a chegar no Brasil, sendo que um lote com 3 milhões de doses era para ter chegado essa semana mas foi adiado. E no total o Ministério da Saúde prevê 38 milhões de doses até o final do ano. Se você é um daqueles que deseja se vacinar com a vacina da Janssen, assista até o final. E já vai curtindo o vídeo, se inscrevano canal para não perder as nossas dicas de saúde, e ative o sininho para receber as notificações. E me conta- você já se vacinou contra covid? Prefere dose única? De que parte do Brasil você é?  Escreve aí embaixo. 

A vacina da Janssen ou da Johnson e Johnson foi realmente muito aguardada por aqui, principalmente por ser dose única e pode ser armazenada em temperatura do refrigerador, entre 2 ° C a 8 ° C. Mas tiveram algumas confusões, como contaminação do lote da vacina, aumento do prazo de validade pelo FDA de 3 meses para 4 meses e meio e também o aparecimento as tromboses.  Vou comentar tudo isso.

Mas primeiro, vamos lembrar que todos devem continuar usando máscara e todos devem se vacinar. Vacina boa é vacina no braço! Eu tomei coronavac, em janeiro e fevereiro.

A máscara é como o cinto de segurança, diminui a viremia, e a vacina é o airbag, se o vírus entrar em contato com você, ela tende a te proteger. Nenhuma vacina é 100% eficaz. Então vamos continuar nos cuidando. 


Como funciona a vacina contra o COVID-19 da Janssen?

A vacina é caracterizada como uma vacina de vetor viral. O que isso significa? Que é composta por outro vírus (um adenovírus) que foi modificado para conter o gene responsável pela produção da proteína spike do coronavírus- que é aquela característica do Sars-CoV-2.  E o covid precisa dela para infectar as nossas células do corpo. Então através do adenovírus o sistema imunológico da pessoa reconhecerá a proteína spike como estranha e produzirá anticorpos e ativará nossas células de defesa, as células T para atingi-la. Então você começa a formar aquela barreira imunológica antes de ter contato com o verdadeiro coronavírus. Mais tarde, se a pessoa entrar em contato com o coronavírus, o sistema imunológico da pessoa reconhecerá a proteína spike do vírus e estará pronto para defender o corpo contra ela.

O adenovírus da vacina não se reproduz e não causa a a doença. A vacina não contém o vírus SARS-CoV-2 e não pode causar COVID-19. Ela possui o material genético da proteína spike ou proteína “S” do Sars-CoV-2 e o adenovírus funciona como um transportador.

A vacina da Janssen é muito eficaz?

Embora a eficácia seja inferior às taxas das vacinas Pfizer ou Moderna, deve-se observar que os ensaios clínicos da vacina Johnson & Johnson ocorreram em diferentes contextos globalmente em regiões onde as variantes eram mais prevalentes além de ser durante uma época de aumento significativo nos casos COVID-19.

O imunizante tem 85% de eficácia, após 28 dias da data da aplicação, na prevenção da forma severa da Covid-19 em todas as regiões em nas quais o estudo foi realizado.

Para evitar a forma moderada da doença, a eficácia foi de 66%. 

E esses dados de eficácia e segurança se baseiam em estudo com mais de 43.000 pessoas em oito países, incluindo o Brasil, sendo 1/3 dos participantes tinham mais de 60 anos de idade.

E contra a variante Delta (que é a variante indiana da COVID) a vacina Johnson & Johnson funciona ?

Sim,  a vacina Johnson & Johnson é “60% eficaz” contra a cepa Delta, sendo que a vacina da Pfizer e moderna, atingiram índices ainda melhores.

Quanto tempo dura a proteção da vacina COVID-19 Janssen?

A proteção com a vacina COVID-19 Janssen começa cerca de 14 dias após a vacinação, mas atualmente não se sabe por quanto tempo a proteção continua. As pessoas vacinadas nos ensaios clínicos continuarão a ser acompanhadas por 2 anos para entender quanto dura essa proteção.


Quais os Efeitos colaterais mais comuns?

Os efeitos colaterais foram mais comuns em pessoas de 18 a 59 anos em comparação com pessoas de 60 anos ou mais. (cdc.gov)

  • dor no local da injeção

  • dor de cabeça

  • fadiga

  • dores musculares

  • náuseas.

    Eles são sinais normais de que seu corpo está construindo proteção e devem desaparecer dentro de alguns dias.A maioria desses efeitos colaterais ocorreu no primeiro ou segundo dia após a vacinação e duraram 1-2 dias.


Um dos efeitos colaterais no EUA foi o Desmaio após vacinação

Houve 653 relatos de eventos de desmaio entre quase 8 milhões de doses da vacina J & J. A causa pode ser ansiedade, síndrome vasovagal (pessoas que têm medo de injeção) vou preocupações preexistentes que algumas pessoas que optaram por receber a vacina única J & J. E esses eventos ocorreram durante a espera recomendada de 15 minutos após a vacinação.

Alérgicos a ovos, podem tomar essa vacina?

Sim, por que a vacina não é preparada com ovo, como outras vacinas. 

A vacina da Janssen pode causar trombose?

Em abril de 2021, o FDA e o CDC americanos recomendaram uma pausa no uso da vacina Janssen por causa de aluguns  relatos de eventos adversos graves de um tipo de coágulo sanguíneo nos grandes vasos do cérebro chamado trombose do seio venoso cerebral  em combinação com níveis baixos de plaquetas sanguíneas. Mas O FDA e o CDC revisaram todos os dados disponíveis assim como os benefícios conhecidos  e voltaram a aplicar a vacina. 

A trombose ligada à vacina J & J-Janssen é semelhante àquelas relatadas entre pessoas vacinadas com a vacina AstraZeneca e a causa dos coágulos pode ser uma reação imunológica rara e incomum, desencadeada por essa vacina. Os coágulos parecem muito com a trombocitopenia trombótica induzida por heparina, na qual a heparina ao invés de prevenir coágulos, na verdade estimula a formação de coágulos. Os cientistas acreditam que uma reação semelhante baseada no sistema imunológico e a formação de anticorpos estão causando a formação de coágulos em algumas pessoas vacinadas.

Mas, por sorte, é muito rara. Ocorre a uma taxa de cerca de 7 por 1 milhão de mulheres vacinadas entre 18 e 49 anos.  Para mulheres com 50 anos ou mais e homens de todas as idades, esse evento adverso é ainda mais raro. 

Além dos seios venosos cerebrais, outros locais do corpo  podem ser acometidos, como grandes vasos sanguíneos do abdômen.

E aspirina, AAS, ajuda a prevenir esse tipo de trombose?

Não, porque o mecanismo é especificamente imunológico, não trazendo nenhum benefício adicional.

Quando pensar nessa trombose?

Principalmente em pessoas que desenvolveram coágulos sanguíneos com baixos níveis de plaquetas após a vacina Janssen COVID-19, sendo que os sintomas começaram aproximadamente 1 a 2 semanas após a vacinação. Temos que ficar atentos a dor no peito (pensando em embolia pulmonar), inchaço nas pernas, pensando em trombose venosa profunda ou dor abdominal persistente. 

E por que o FDA estendeu datas de validade para a vacina Johnson & Johnson?

Provavelmente porque viram que a vacina é eficaz por mais tempo, mas o anúncio foi feito depois que autoridades americanas advertirem que muitas doses não utilizadas, teriam o prazo da validade expirada, caducariam, antes do final do mês. O FDA tinha autorizado, originalmente a vacina da J&J para uso por até 3 meses após a fabricação, mas hoje o prazo foi prorrogado para 4 meses e meio.

E o que houve para que milhões de doses de vacinas fossem descartadas?

Os órgãos reguladores americanos à Johnson & Johnson que cerca de 60 milhões de doses de sua vacina contra o coronavírus produzida em uma fábrica em Baltimore não poderiam ser utilizadas devido a uma  possível contaminação. Mas o FDA planeja permitir que cerca de 10 milhões de doses sejam distribuídas nos Estados Unidos ou enviadas para outros países, com um alerta sobre o ocorrido.


Por isso, a União Européia resolveu que não vai usar 17 milhões de doses da Janssen depois desse lote  contaminado. A União Europeia comprou 200 milhões de doses da vacina, das quais 55 milhões estavam previstas para serem entregues até ao final deste mês. 

Meu nome é André Wambier, cardiologista

e esse é o Cardiodf.com.br

Lembre-se de se inscrever.

Muito obrigado