Sintomas PERIGOSOS de MÁ CIRCULAÇÃO nas PERNAS (como melhorar sua circulação e evitar a TROMBOSE)
Você tem má circulação? Ou está suspeitando que tenha?
Quais são os sintomas dessa doença silenciosa, que só vem crescendo? Hoje, milhões e milhões de pessoas sofrem de circulação ruim, no mundo.
O que piora essa má circulação, e o que pode fazer ela melhorar?
Pois é, esse é o assunto do post de hoje: Sintomas de má circulação nas pernas, e o que fazer para melhorar e para evitar!
Como é coposta nossa circulação?
A nossa circulação é incrível— Se colocarmos em linha reta, temos quase cem mil quilômetros de vasos sanguíneos dentro do nosso corpo.
E olha, todos os órgãos e tecidos dependem do nosso sistema circulatório saudável— O sistema circulatório são nossos encanamentos- as veias, as artérias, os capilares, os vasos linfáticos — e claro, o nosso coração, que bombeia todo o sangue, né?
Tudo isso tem que estar tudo funcionando perfeitamente para manter os órgãos oxigenados e com os nutrientes adequados— mas também limpando as toxinas, e o excesso de líquido.
Quais os sintomas de má circulação?
Má circulação venosa:
Se o problema for nas veias, por exemplo, a pessoa tem uma insuficiência venosa crônica o sangue não flui adequadamente das pernas e pés de volta ao coração. E ela vai ter:
o EDEMA- que nada mais é que o inchaço nas pernas e tornozelos. E esse inchaço é mais no final do dia especialmente se ficar muito tempo de pé- como um vendedor, um professor, um cirurgião, ou mesmo sentado
Dor nas pernas: e essa dor é tipo peso, cansaço, que também piora o final do dia. Quando a pessoa está deitada ela pode sentir queimação ou latejamento nas pernas, tornozelos e pés
Cãibras da batata da perna, no pé, nos glúteos, principalmente à noite.
cansaço nas pernas: Fica mais difícil para caminhar porque sente fadiga mais rapidamente.
a pessoa consegue enxergar as Varizes que são aquelas veias dilatadas e tortuosas nas pernas.
a Pele pode mudar de cor (ficar mais acastanhada, com umas manchinhas que chamamos de dermatite ocre).Também a pele pode ficar mais seca e com rachaduras, e pode formar até úlceras venosas, que são feridas de difícil cicatrização, normalmente acima dos tornozelos.
Esses sintomas são de má circulação venosa.
Agora, a pessoa pode ter um entupimento, o que chamamos de doença arterial periférica, dificultando que o sangue chegue até aquele lugar.
Sintomas de má circulação arterial
Os sintomas são um pouco diferentes.
Por exemplo, o inchaço, se tiver vai ser pouco.
A dor tem outras características. Quando a pessoa caminha ou sobe escadas começa a doer.
E quando pára, melhora.
O que a gente chama de claudicação intermitente. Aquela pessoa que andava pela cidade toda e agora caminha uns cinquenta metros e sente aquele cansaço nas pernas, dor, e tem que parar para recuperar.
As cãibras também pode acontecer à noite ou quando está fazendo alguma atividade
Há uma certa fraqueza muscular. Porque não chega sangue e nutrientes para os músculos.
pode ter Dormência e formigamentos
E pode ter mudança na pele também. A pele fica fria, pálida. Às vezes os dedos podem ficar azuis ou roxos.
Pode ter diferença de temperatura entre um membro e outro- por exemplo uma perna estar quente e a outra está fria. Isso não é normal. Pode ter, sim, algum entupimento naquela perna que está fria.
O homem que tem obstrução nas artérias das pernas, também pode ter impotência sexual.
E também, por não chegar sangue direito naquela perna, ela pode ficar atrofiada. A musculatura vai encolhendo.
E podem ter úlceras, as úlceras arteriais, que são muitos dolorosas, que podem se infeccionar, causar infecção óssea, a osteomielite e até gangrena e amputação.
E também temos os sintomas da má circulação linfática.
Sintomas de má circulação linfática
que podem vir devido alguma infeção local- a pessoa teve erisipela na perna, fez cirurgia, um trauma, ou mesmo obesidade e sedentarismo que pode prejudicara a circulação linfática.
O principal sintoma é o inchaço e também a sensação de peso, de ter a perna pesada.
O que causa a má circulação venosa?
Principalmente varizes- Nas nossas veias temos válvulas que impedem que o sangue retorne, que tenha o reflua.
Quando essa válvulas ficam fracas ou danificadas por problema genético- sua mãe, seu pai têm varizes, ou mesmo devido gravidez, obesidade—
o excesso de peso força, coloca pressão nas veias, ou mesmo trombose, tudo isso faz com que o sangue venoso se acumule nas pernas.
O que causa a má circulação arterial?
Normalmente, artéria entupida, a aterosclerose. Que tem a ver com aqueles fatores de risco clássicos- como fumar, colesterol ato, pressão alta, diabetes, sedentarismo, histórico familiar, idade, acima do 50 anos. Mas tem outras causas.
A embolia arterial, doenças auto-imunes, vasculares, trombose arterial.
E veja, ter má circulação é um problema muito sério. Se a pessoa não fizer nada, deixar para lá, pode até perder o membro, ou seja, ir para amputação.
O que pode ajudar a ativar sua circulação?
Fazer com que seus encanamentos trabalhem do jeito certo? O que podemos fazer para evitar ou melhorar essa situação?
É importantíssimo a gente ter hábitos saudáveis. Isso evita problemas circulatórios.
Por exemplo- ter uma Dieta balanceada, com muitas frutas, verduras, grãos integrais. Não colocando na boca alimentos que inflamem, que piorem a circulação, como alimentos ultraprocessados, açúcar, gorduras ruins, muito sal. Tudo isso ajuda a reter líquido e a entupir as artérias
É importantíssimo fazer Atividade física: Pelo menos 150 minutos de exercícios moderados por semana, intercalando musculação e exercícios aeróbicos.
Quando a pessoa tem um entupimento, o próprio corpo começa a fazer uma circulação colateral, ou seja, a formar outras rede de vasos sanguíneos ou linfáticos como resposta à essa entupimento.
Exercício físico faz com que o corpo crie mais dessas estradas alternativas. E com isso vai melhorar sintomas. A pessoa antes conseguia andar 50 metros sem doer, depois vai começar a andar 70, 80 e assim por diante.
Outra dica é manter o peso corporal saudável- sobrepeso e obesidade aumentam varizes, linfedema, entupimentos. A gordura visceral inflama… Muito importante fazer um esforço extra para manter seu peso adequado.
Claro- se você fuma, tem que parar com isso. O cigarro é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares e má circulação. Cigarro lesa seus vasos, entope, aumenta riscos de aneurismas de aorta, cerebral. Isso é prioridade.
Se você tem problemas de varizes, é importante fazer a sua panturrilha funcionar com exercícios (as panturrilhas são nossas segundas bombas circulatórias), mas também elevar as pernas quando for descansar acima do coração, para melhorar o retorno venoso. Ou mesmo usar meias de compressão.
Muito Importante: às vezes o problema não está nos vasos sanguíneos!
O inchaço, o cansaço pode não ser problema de varizes ou linfático, mas pode ser problema cardíaco.
Por exemplo, se as duas pernas incham, de forma simétrica e se ao caminhar, subir escadas você sente falta de ar, tem que parar para pegar fôlego,
se tosse muito, se usa muitos travesseiros à noite ou precisa dormir sentado, ou seu peito dói, isso me parece mais problemas cardíacos de insuficiência cardíaca, ou seja, um coração que não é
forte o suficiente para bombear sangue para todos os órgãos, do que um mero problema de varizes.
E é por isso que você se cansa, por isso que o líquido se acumula nas pernas e tornozelos. O coração está com problema. Neste caso, é importante você procura um cardiologista.
E se caso o inchaço não estiver só nas pernas, mas também no seu rosto, tiver alterações urinárias, o problema pode ser renal.
E se sua perna começar a inchar, ficar quente, começar a te dar febre pode ser erisipela, que tem que ser tratada, porque senão pode destruir seu sistema linfático
,ou, se essa perna ficar inchada, dura, dolorida, com as veias saltadas, pode ser uma trombose, especialmente se você toma anticoncepcional, se teve uma pancada nessa perna, se fez uma viagem, ou se está em tratamento de câncer.
Tem que procurar um médico urgente, porque muitas vezes pode ser que o coágulo que está na veia da perna, se desprenda, e vá até os pulmões, dando uma embolia pulmonar, que é muito sério.
E claro, que se você suspeitar que tenha má circulação nas pernas, é importante você passar por um médico vascular. Se ele constatar que esse é o real problema, ele pode ter outros tratamentos, mais específicos, para o seu caso.
Se você não tem nenhum sintoma, ainda bem, mas sugiro que adote um estilo de vida saudável, não só para evitar um problema vascular no futuro, de má circulação, mas também melhorar sua saúde geral, aumentar sua energia e ter mais qualidade de vida.
Meu nome é André Wambier, cardiologista
e esse é o Cardiodf.com.br