COMA ARROZ TODOS OS DIAS e VEJA O QUE ACONTECE COM SEU CORPO (QUEM TEM DIABETES PODE COMER ARROZ)?

COMA ARROZ TODOS OS DIAS e VEJA O QUE ACONTECE COM SEU CORPO (QUEM TEM DIABETES PODE COMER ARROZ)?

Será que você pode comer arroz se você tem diabetes ou pré-diabetes?

E qual o melhor arroz para você?

Ou quem sabe você deveria tirá-lo da sua dieta de uma vez por todas!

Esse é o assunto do post de hoje! Arroz, um dos alimentos mais básicos e mais consumido no mundo.

É verdade que ele é o grande vilão para quem é diabético ou para quem quer uma vida saudável? Ou é apenas mais um mito que circula na internet. O que você acha?

Eu vou tentar tirar as dúvidas mais frequentes sobre o arroz:  quais as diferenças entre o arroz branco, integral, parboilizado e o arroz negro?

Qual é mais adequado para você? E como o arroz pode e deve se encaixar numa dieta saudável para quem tem diabetes.

Mas não é só isso, também vamos falar sobre a famosa dieta do arroz, que revolucionou a medicina numa época em que ainda não havia remédios eficazes para tratar o diabetes.

E no final,  vou te dar uma dica  de como tornar o arroz um alimento ainda mais saudável para o seu corpo.


Você acha que diabéticos devem evitar o arroz a todo custo?

Está na hora de desmontar um dos mitos sobre a alimentação para diabéticos!

A verdade é que muitas das recomendações populares sobre arroz e glicemia são baseadas em meias-verdades e falta de informação.

Hoje, vamos virar esse jogo: vou mostrar que o arroz, quando escolhido e preparado corretamente, não só é seguro para diabéticos, mas também pode ser uma parte valiosa de sua dieta.

Não caia em mitos antigos — fique comigo e descubra como você pode, sim, desfrutar de arroz sem botar em risco sua saúde!


Arroz e o Índice Glicêmico

Por que o arroz é considerado um inimigo do diabético? Bem, 100 gramas de arroz seco- esse daqui— tem 78 gramas de amido.


O amido é um tipo de carboidrato complexo, formado por cadeias de glicose ligadas entre si.


É só o arroz que tem amido? A batata, a mandioca também, o milho, o trigo, todos tem amido.


Então, se você trocar o arroz pela tapioca, por exemplo, pode ser até pior, porque cerca de 90% da tapioca é amido.


Quando você mastiga, as glândulas salivares e o pâncreas vão produzir amilase.


Veja a amilase vai quebrar o amido- AMI LASE. AMI DO. Vai quebrar o amido em glicose. A mesma que fica alta no sangue do diabético. Glicose é açúcar.


Mas vamos voltar um pouquinho. Nós precisamos de carboidratos. Se você resolve tirar tudo de carboidratos da sua dieta, você não vai curtir a sua vida.


Você vai viver em função do seu diabetes. E isso não é legal.  Por isso você não  deve tirar da sua dieta o arroz, a tapioca, o trigo, o milho, o feijão… não é por aí. Tem que saber dosar a quantidade!


Palavra-chave: moderação. Como tudo na vida, né!

Porque o arroz branco, aquele que você come, tem um alto índice glicêmico.


O que é índice glicêmico?

O índice glicêmico é uma medida que mostra como um alimento faz subir o açúcar no sangue.


Alimentos com alto IG causam um aumento rápido da glicemia, e alimentos com baixo IG liberam energia de forma mais gradual.


O arroz branco tem alto índice glicêmico. Varia entre 70-90, dependendo da variedade do arroz e de como você cozinha.

  • Ig até 55 é considerado baixo

  • Entre 56- 69 é considerado moderado

  • E o ig alto é de 70 ou mais.


O arroz branco tem alto índice glicêmico. Isso significa que ele é digerido rapidamente causando picos de glicose e insulina no sangue.


Mas não é só o arroz branco- batata cozida, pão branco e a tapioca se encaixam aqui também.


Todo arroz tem alto índice glicêmico? Não- o arroz integral tem índice glicêmico moderado- cerca de 56- porque ele tem mais fibras.


Abrindo um parênteses aqui- Arroz integral é um carboidrato complexo. Ele tem grão inteiro, ou seja ele tem a casca, o farelo e o germe. Por isso é rico em fibras, vitaminas e minerais.


As fibras desaceleram a digestão do amido, liberando energia de forma mais gradual e também proporcionando maior saciedade.


O problema do arroz integral é o arsênico que pode trazer danos à saúde.


O arroz branco não tem arsênico, porque ele é refinado. 86% das calorias do arroz branco vem de carboidratos.


E o arroz negro? É considerado o mais saudável de todos.


Ele tem baixo índice glicêmico - 46- é integral, então tem fibras e vitaminas e também tem um antioxidante bem interessante, a antocianina, que vai dar essa cor negra ou roxa.

A antocianina é a mesma do mirtilo, das frutas vermelhas, do açaí, das uvas, do repolho roxo.


A antocianina protege a sua saúde cerebral, reduzindo risco de demência, também protege seus vasos e seu coração.


O problema do arroz negro é que ele também tem arsênico e é o mais caro dos 3.


Ontem comprei fui ver o preço no Carrefour- 1 kg de arroz negro é 57 reais. Compare com 1kg do arroz integral- 13 reais e o arroz branco 8 reais. E o parboilizado? Estava 8,50.


O que é arroz parboilizado?  É um arroz parcialmente fervido- par- de pacial.- Boil- fevido. Ele é tratado com água quente, cozido a vapor e secado.


A diferença é que o cozimento é mais rápido, ele não quebra tanto, mais resistente à quebra, e, para você que é diabético- tem um índice glicêmico mais baixo. 55.


Então o índice glicêmico do arroz parboilizado é menor do que o arroz branco puro.


Bem, já valeu o post. Já aprendeu que com 50 centavos a mais você tem um arroz com menos índice glicêmico!


Mas veja bem. Todos os arrozes que eu falei têm muito carboidrato. Todos eles têm muito amido.


Como eu falei, amido vira glicose. Se você for diabético, pré-diabético, diminua as porções. Ah, mas é arroz negro! Mas é arroz integral.


Todos eles são arroz. Se você comer demais vai engordar e vai piorar sua glicose. Mas pode comer, viu. Não fique com peso na consciência.


A dieta do arroz:

E você sabia que existiu a dieta do arroz?

Pois é, o mundo passa por muitas modas dietéticas.


Essa dieta foi feita por um médico alemão, que fugiu da Alemanha nazista na década de 30 e foi parar na universidade de Duke, nos EUA. É uma dieta histórica. Na década de 30, 40  as pessoas morriam por pressão alta, a chamada hipertensão maligna.


Porque não tinha remédio para hipertensão. E você reclamando do losartana que você pega no posto de saúde e que é hiper eficaz…


O próprio presidente americano, FDR, morreu de hipertensão maligna.


Esse médico alemão resolveu fazer uma dieta que ele achava que poderia ajudar na hipertensão. E ele criou a dieta de arroz que era uma dieta restritiva, de cerca de 2000 calorias, que era basicamente arroz e frutas, com quase zero sal, sem proteína animal ou  colesterol.


A dieta era tão restritiva que vários pacientes eram internados para serem monitorizados. E em incríveis 2/3 dos casos a doença era revertida. Resolvia insuficiência cardíaca, problemas visuais até alguns casos de problemas renais.


No caso do diabéticos, 1/4 dos diabéticos tiveram reversão da retinopatia diabética, que até hoje é difícil de conseguir e vários conseguiram deixar de usar insulina…


Na época que eu li isso, sobre a dieta do arroz, eu achei muito interessante, isso 20 anos atrás, na época que eu fazia residência, mas hoje eu sou contra dietas restritivas. Acho que não dão certo a médio, longo prazo.


O ideal é manter uma dieta saudável, com coisas que você consiga introduzir na sua dieta e não excluir.


Há mais de 10 anos, as duas melhores dietas do mundo são dietas que conseguem ser mantidas a longo prazo, a dieta dash, que é para hipertensos, e a dieta mediterrânea, que são ricas em frutas, verduras, grãos integrais, e baixa em açúcar, sal e carne vermelha.


E, olha, dieta mediterrânea tem paella, que é feita de arroz.


Como deixar o arroz ainda mais saudável

E um truque interessante que você pode fazer com o seu arroz para deixá-lo mais saudável.


É quase igual o que fazem com o arroz parboilizado. Esta técnica pode ser especialmente útil para pessoas com diabetes tipo 2 ou pré-diabetes.


Se você cozinhar o seu arroz e deixa-lo esfriar durante a noite na geladeira, o amido do arroz vai ficar mais resistente, baixando o índice glicêmico do arroz e melhorando a sua flora intestinal.


E isso não vale só para o seu arroz. Vale para a batata, para o seu macarrão. Cozinhar e depois refrigerá-los faz com que as moléculas de amido fiquem mais compactas, deixando mais difícil de ser digerido.


Então a sua amilase não vai conseguir quebrar tão facilmente o amido em glicose.


E, veja que interessante, você já deve estar fazendo isso sem saber. Aquela comida que você fez ontem e vai reaproveitar hoje, está valendo. Pode esquentar depois, claro!


E quando ao amido fica resistente, ele sobra no intestino, se tornando um prébiotico, ou seja, vai alimentar as bactérias boas do seu intestino.

Legal, né!


Dicas para diabéticos que comem arroz:

Minhas dicas finais: se você for diabético, como você deve consumir o arroz?


Primeiro, diminua um pouco seu arroz branco. Comece a comprar parboilizado, integral e se couber no seu bolso, o arroz negro.


Não, eu gosto do arroz branco!

Cozinhe e deixe ele esfriar na geladeira para produzir o amido resistente.


Não, eu prefiro o arroz feito na hora, soltinho. Combine com feijão, com lentilhas, linhaça, chia, coloque mais fibras no seu prato, um prato mais verde, mais verduras.


Ou mais proteínas magras. Tanto as fibras quanto as proteínas vão retardar a absorção da glicose e te deixar mais saciado por mais tempo.


E olhe, reduza a porção. O arroz branco tem muito amido e nada de fibra. Eu sei que você quer comer mais, mas diminua a porção.


Coma mais feijão.nós brasileiros comemos direito- arroz e feijão!


Tempere seu prato com especiarias. A canela tende a baixar um pouco a glicemia, o gengibre, o curry.


E claro, o que eu sempre bato aqui, faça mais exercícios físicos, monitore sua glicemia, e faça de tudo para deixá-la na faixa. Hb glicada no mínimo abaixo de 7,0, melhor ainda seria menor que 6,5 ou menos ainda.


E se estiver difícil de controlar, procure um endocrinologista, procure um nutricionista. Faça o máximo para ficar bem controlado e evitar as complicações do diabetes.


Meu nome é André Wambier, cardiologista, e esse é o cardiodf.com.br

Lembre-se de se inscrever no canal do youtube 💕💕INSCREVA-SE: https://bit.ly/2IUdn43​​​

Muito obrigado!