O QUE a COR da sua URINA DIZ SOBRE A SAÚDE DO SEU CORPO | SINAIS DE ALERTA QUE ALGO NÃO VAI BEM COM SEUS RINS, FÍGADO, ETC

O QUE A SUA URINA DIZ SOBRE A SUA SAÚDE?

Será que a urina escura pode indicar que seu fígado não vai bem? E urina em excesso, quando que é um problema?

Sabia que antigamente os médicos provavam a urina do paciente para descobrir o seu tipo de diabetes? Porque tem mais de um tipo de diabetes: diabetes insipidus (ou, sem gosto) e diabetes mellitus (com gosto de mel).

É verdade! A sua urina pode dizer muito sobre a sua saúde.

As alterações no seu xixi são, frequentemente, o primeiro sinal que alguma coisa está errada com seu corpo.

 

Mas o que exatamente você pode aprender com a sua urina e como você pode usar esse conhecimento para melhorar a sua saúde? Nesse post eu vou falar sobre cor de urina, cheiro forte na urina, urina espumando, e muitas outras coisas.

 Primeiro, vamos falar sobre a quantidade de xixi e concentração da urina

Então preste atenção se você está fazendo xixi demais ou de menos.

O volume normal de urina para uma pessoa varia bastante,  e depende de muitas coisas como quanto de água você bebe, quanto de atividade física você está fazendo, se sua demais, se o clima está quente e seco e várias outras coisas.

Em média consideramos normal  em torno de 800ml  até 2 litros por dia, porém, não se assuste se você faz mais ou menos xixi que isso.

 

Você já deve ter reparado que se você tomou bastante líquidos, como eu falei no vídeo sobre água, tomou lá, sua água em jejum, logo em seguida você vai produzir uma urina menos concentrada, ou seja, mais clarinha, e em maior volume.

A urina vai estar clarinha. E, por outro lado, se estiver naquele dia, esqueceu de beber água e ficou desidratado, produzirá uma urina mais concentrada, ou seja mais escura e em menor quantidade.

Nosso corpo é perfeito, ele quer se manter em equilíbrio, e esse equilíbrio é feito, principalmente, pelo hormônio antidiurético ou ADH.

 

Então, se a pessoa está desidratada e mesmo assim produz muita urina, aí está errado-- isso pode ser um sinal de que esse hormônio antidiurético não está sendo produzido em quantidade suficiente ou não está conseguindo agir.

É o que chamamos de diabetes insípidus. Não tem a ver com a glicose alta, aquele outro é diabetes melitus. Diabetes insipidus, foi chamado dessa forma porque os médicos do passado provavam a urina, não sentiam um gosto doce.

Ainda bem que a ciência evoluiu!

Agora, tem remédios que mexem nisso.

Outra causa do aumento do volume urinário é o uso de algumas medicações. Eu prescrevo, no meu dia a dia,  diuréticos, que também podem aumentar a produção de urina e diminuir a concentração dela.

 

Outra coisa que pode influenciar é a altitude.

Se você viaja para o Peru, para a Bolívia, ou outros lugares com grande altitude pode causar um aumento na produção de urina e diluir a urina.

 

E quando o volume da urina está diminuído?

Tem que pensar em 3 coisas:

A primeira coisa que vem em mente é: desidratação

 

Eu já falei isso. A causa mais comum de diminuição do volume urinário é a desidratação, que ocorre quando uma pessoa não bebe líquidos suficientes.

É muito comum nos idosos, porque sentem menos sede. Mas também, a desidratação pode ser por suor excessivo, febre alta ou viver em um clima quente e seco que nem daqui de Brasília.

 

Condições médicas:

Certas condições médicas também podem causar diminuição do volume urinário. Principal é a doença renal mais avançada, aquela pessoa que não cuidou da pressão alta ou do diabetes e detonou o rim...

E também lembro de certos medicamentos podem afetar a capacidade dos rins de produzir urina.

 

A 3ª causa de redução do volume urinário é a Obstrução no trato urinário:

como uma pedra do rim, na bexiga, infecção urinária, ou tumor que comprime o trato urinário.

Mas aqui tem uma ressalva- quando o problema renal ou a obstrução acontece apenas de um lado, a pessoa pode não ter diminuição do volume de urina. Isso porque o outro rim vai compensar e ela continuará indo ao banheiro normalmente.

 Agora, se a obstrução acontece depois da bexiga, a pessoa vai sentir a bexiga cheia, vai ter vontade, mas não vai conseguir urinar. A causa mais comum desse quadro é a hiperplasia da próstata, quando a próstata fica crescida, que é uma doença benigna e pode ser tratada com sondagem, medicação ou cirurgia.

 

E a cor do Xixi? O que ela diz sobre nossa saúde?

Um xixi saudável deve ser de cor amarela pálida.

Se sua urina estiver com um amarelo forte, quase mais alaranjada:

a causa mais comum é desidratação. Nesse caso, é provável que ela fique mais clara se você aumentar a ingestão de líquidos.

Alguns medicamentos ou corantes contidos em alimentos podem também fazer com que a urina fique alaranjada, mesmo que você não esteja desidratado. Nesse caso não é preciso fazer nada. Quando parar a medicação a cor da urina vai normalizar.

 

Agora, se a urina for marrom, puxando para um tom de chá mate, é melhor ficar atento.

Esse pode ser um sinal de que seu fígado não vai bem.

Pessoas com hepatite, particularmente hepatite A, B ou C, podem apresentar urina escura como sintoma porque o fígado não está funcionando adequadamente.

Quando o fígado está inflamado e danificado, ele não consegue quebrar e remover do sangue a bilirrubina, uma substância que geralmente é excretada nas fezes—as fezes dessa pessoa ficam pálida, tendendo a branca.

Então essa bilirrubina pode se acumular na corrente sanguínea e ser excretada na urina, fazendo com que ela pareça marrom escura.

O aumento da bilirrubina no sangue também faz com que a pele fique amarelada, os olhos fiquem amarelos, o que chamamos de icterícia.

 Se a urina está marrom-avermelhada, pode ser um sinal de mioglobinúria.

Eu me lembro de um caso que me marcou que foi na residência de clínica médica, um trabalhador rural tinha sido picado por uma cobra, demos o soro antiofídico e pedi exames de sangue e de urina.

O moço veio com o fraquinho de urina assustadíssimo. A cor da urina dele era marrom avermelhada. Veja,  a mioglobina é uma proteína encontrada no tecido muscular e, quando os músculos são danificados, por algum motivo como excesso de exercício ou pelo veneno da cobra, a mioglobina é liberada na corrente sanguínea e pode ser excretada na urina.

O problema que a mioglobina é tóxica para o rim e, em certos casos, de níveis muito altos, podem até levar à insuficiência renal aguda, com necessidade de hemodiálise até que ocorra a recuperação. Foi o que aconteceu com ele. Precisou de hemodiálise, mesmo com hidratação vigorosa, litros e litros de soro na veia, mesmo assim o rim parou.

Mas depois ele se recuperou. Se você tiver dor muscular associada à escurecimento da urina, vale a pena procurar um médico. A hidratação adequada pode proteger seu rim até que os níveis dessa proteína em seu sangue baixem, então tome mais líquido.

Agora, se a urina sair meio rosa ou vermelha, isso pode ser um devido à sangue na urina.

Hematúria é o termo médico usado para descrever a presença de sangue na urina.

O sangue pode vir de qualquer parte do trato urinário, incluindo rins, ureteres, bexiga ou uretra. Isso porque a hematúria pode ser causada por  muitas coisas, por exemplo: infeção urinária, a cistite, cálculos renais ou até tumores no trato urinário—não sei se você viu recentemente teve vários famosos com câncer de bexiga. No exame de urina estava lá, hematúria.

 Só um detalhe: é preciso uma certa quantidade de sangue na urina para que possamos detectar essas alterações só de olhar para o xixi. Sangramentos em pequena quantidade só serão percebidos através do exame de urina, o que chamamos de hematúria microscópica – precisa usar o microscópio para ver isso.

 E uma urina leitosa, que perdeu a transparência?

Ela geralmente é um sinal de infecção no trato urinário. E infecção mais séria. Essa aparência é causada pelas células de defesa tentando resolver o problema, por isso a aparência semelhante ao pus.

 E uma urina esverdeada? O que significa?

Eu já tive. É só efeito de algum medicamento. O Anitta, por exemplo, usado para tratar verminoses, costuma causar esse efeito. O importante é saber que, apesar de bem estranha, a urina dessa cor é completamente normal quando você usa certas medicações.

E urina espumando, o que é?

Se não for causada apenas pelo resto de sabão ou detergente no vaso sanitário, a espuma na urina pode ser um sinal de que você está perdendo proteínas através do rim.

Um rim normal não perde proteínas, já que elas são muito grandes. Mas quando está estragando a peneira dos rins, a pessoa pode começar a perder proteína, já alertando a um dano renal.

O problema aqui é que precisa de muita proteína na urina para que você consiga perceber uma mudança na aparência do xixi. E pode ser abrupta, como na glomerulonefrite pós infecção de garganta, por exemplo. 

Se você tem alguma doença que pode afetar seu rim, como hipertensão ou diabetes o médico vai checar a quantidade de proteína na urina pelo menos 1 x por ano. Isso por que,  e o problema for detectado nas fases iniciais, existe grande chance de reverter o problema—quanto menos proteína, menor a lesão no rim.

 

E Açúcar na urina?

A presença de glicose na urina é facilmente percebida em crianças que usam fralda. É comum a mãe comentar que deixou a frauda com xixi na pia por pouco tempo para resolver alguma coisa e quando voltou ela estava cheia de formigas. Em adultos, a presença de glicose pode não ser percebida até que faça um exame de sangue.

E a presença de glicose na urina é sempre um problema?

Não! Apesar de o diabetes descontrolado, com glicemia acima de 180mg/dl,  ser a causa mais comum, alguns pacientes eliminam glicose na urina mesmo com glicemia normal.

É uma alteração genética que não causa qualquer problema. Quem tem vai morrer com isso, mas não disso.

E, agora, preste atenção: nos últimos anos surgiu uma nova causa de glicose na urina.

É o uso de medicações da classe da gliflozinas, como o Jardiance e o Forxiga. Essas medicações agem justamente aumentando a excreção urinária de glicose, ou seja, fazendo xixi com açúcar.

E são bem interessantes esses remédios, pois reduzem a hiperfiltração renal, melhoram o controle do diabetes, excretam ácido úrico e trazem benefícios para o coração, reduzindo mortalidade por insuficiência cardíaca.

Então, se o paciente usa uma dessas medicações, perder glicose na urina é normal e esperado. Se não estiver perdendo, é porque não está tomando ou que recebeu um medicamento vencido ou falsificado.

  E alterações do cheiro da urina, o que pode ser?

 Uma mudança no cheiro da urina pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo:

 -Desidratação: Quando o corpo está desidratado, a urina fica concentrada e pode ter um cheiro mais forte.

 -Alguns alimentos e bebidas: como aspargos—que tem aquele cheiro fedido, mas também alho e café podem causar alterações no cheiro da urina.

 -Vitaminas: altos níveis de vitamina B6 podem fazer com que a urina tenha um cheiro forte e doce. Mas também tem vitaminas que usam para os nervos, o ácido alfalipóico ou o THIOCTACID, que, sempre que eu prescrevo eu aviso o paciente, porque senão ele volta reclamando do cheiro.

 -Medicamentos: Alguns antibióticos, diuréticos e medicamentos para pressão arterial podem causar alterações no cheiro da urina.

 -Infecções: infecções do trato urinário, infecções renais e infecções da bexiga podem causar alterações no cheiro da urina.

 -Doenças: Algumas doenças metabólicas e renais podem causar alterações no cheiro da urina. Como exemplo, podemos citar a TRIMETIL AMINÚRIA, que é responsável por uma urina com odor de peixe.

 E dor ao urinar, o que pode ser?

 É o que chamamos de disúria – uma dor ou desconforto ao urinar. Pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo infecções do trato urinário – que é o mais comum, uma cistite, pedras na bexiga ou nos rins, infecções sexualmente transmissíveis, inflamação ou câncer da bexiga ou da próstata, danos nos nervos e certos medicamentos.

Os sintomas clássicos de infecção urinária baixa, ou seja, aquela que acomete só a bexiga, é uma dor do tipo ardência ao urinar.

Além disso, a pessoa fica constantemente com a sensação de que a bexiga está cheia, mas quando vai ao banheiro só sai um pouquinho de xixi – uns pinguinhos. Tem que tratar. Tem que passar no médico que vai prescrever antibiótico para resolver.

Ao prestar atenção à sua urina, você pode aprender muito sobre sua saúde e tomar medidas para melhorá-la. Mantenha-se hidratado, faça exercícios regularmente mas também não exagere no exercício, faça uma dieta saudável com bastante frutas e verduras—pode até comer aspargos, viu, apesar do cheiro.

E se tiver alguma coisa que lhe chamou atenção vá para o médico e conte para ele. A sua saúde é uma parte importante do seu bem-estar geral.

 Meu nome é André Wambier, cardiologista, e esse é o Cardiodf.com.br