3 MELHORES FRUTAS PARA QUEM TEM MAIS DE 50 ANOS! (coma todos os dias se quiser ter uma saúde melhor)
3 MELHORES FRUTAS PARA QUEM TEM MAIS DE 50 ANOS
Olá
Quando a gente vai envelhecendo, principalmente, passando dos 50 anos, nosso corpo muda mais depressa, o metabolismo fica mais lento, nossa imunidade baixa, nossa memória começa a piorar.
Mas nós podemos envelhecer bem. Precisamos plantar as sementes certas, dar ao nosso corpo os nutrientes corretos, para continuarmos a ter uma vida dinâmica, ativa, com poucas dores, e para chegar lá longe, com o máximo de saúde possível.
Nesse vídeo eu vou falar sobre saúde.
Quais as 3 frutas que você, acima de 50 anos deveria estar ingerindo para ter a melhor nutrição possível para ficar mais bonito,
ter uma pele mais saudável, memória afiada e se sentir melhor e até reduzir a velocidade do envelhecimento.
Está preparado?
Mas antes, já vai curtindo o vídeo, se inscreva no canal— e ative o sininho para não perder os nossos próximos vídeos.
E também compartilhe com seus amigos e familiares. Porque quando o assunto é a sua saúde, a nossa saúde, vale a pena compartilhar. Então compartilhe aí.
E me conta: você come frutas todos os dias? Qual a sua favorita? De que parte do Brasil ou do mundo você é? Escreva aí embaixo.
Vamos lá,
ao mesmo tempo que nosso corpo vai envelhecendo, após os 50 anos vão surgindo as doenças crônicas com maior velocidade, como hipertensão, diabetes, atroses, então as dores articulares, dores nos músculos, piora na memória, piora da visão, audição.
Nas últimas décadas, bem recente isso, descobriram que as sirtuínas, especialmente a SIRT 1, têm um papel importante em retardar essas doenças relacionadas à idade, esses processos inflamatórios, doenças metabólicas e degenerativas, do seu cérebro.
Até alguns anos, eu nunca tinha ouvido falar em sirtuínas, até eu ler o livro do David Sinclair, que é um dos chefes da genética da universidade de Harvard, lifespan, em português, tempo de vida, em 2019. Eu li assim quando foi lançado. O livro me abriu os olhos.
E onde as frutas entram nisso?
Tem algumas coisas que ativam as sirtuínas, principalmente a SIRT1, que tenta frear o processo de envelhecimento.
Você já deve ter ouvido falar do resveratrol da uva, do vinho tinto? Pois é. O resveratrol ativa a SIRT 1.
Tem um outro conceito, que talvez você nunca tenha ouvido falar, chamado xenohormesis, que é como nosso corpo pode se beneficiar do estresse sofrido pela planta
O resveratrol e os flavonóides são compostos bioativas fabricados pelas plantas que tem a ver com o estresse do meio ambiente. Vai beneficiar você que está comendo porque a planta passou por seca, algum ataque de bichos, frio demais ou calor demais.
Então as frutas são ricas em flavonóides, e também fibras, vitaminas, minerais que além de nutrir podem reduzir o risco de um monte de problemas de saúde como pressão alta, diabetes, obesidade, derrames, infartos e até câncer.
Por isso que frutas e verduras devem entrar no seu cardápio.
Então frutas que são mais estressadas- orgânicas, sem pesticidas, aquelas frutas cheias de cor, aumentam as defesas do seu corpo.
Veja só,, se você der polifenóis para os ratinhos de meia idade, eles ficam mais ativos, correm mais, ficam menos doentes e podem viver mais. Vivem mais e uma vida com saúde.
E é esse o objetivo da gente- viver mais com saúde, não depender dos outros.
O ideal é optar por frutas da estação, que normalmente são mais saborosas, mais cheirosas, que têm maior valor nutricional, e,
veja bem, as frutas da época não precisam de tantos agrotóxicos e compostos químicos. Menos interferência humana e mais benefícios para você, além de serem mais baratas se comparadas com as frutas fora de época.
Mas têm 3 frutas que dão o ano todo! Se você consumi-las já seria uma grande vantagem. Vou falar dessas 3 frutas e depois vou falar das frutas por estações.
Fruta número 1- Vamos começar com o limão!
O limão é é uma fruta muito poderosa. Em um estudo de 2014, tentaram identificar as mais poderosas frutas e vegetais.
Eles examinaram 17 nutrientes essenciais, desde fibras até vitamina B12, e queriam identificar quais alimentos que fornecem pelo menos 10% da dose diária recomendada desses nutrientes essenciais em cada 100 gramas das frutas
. Quem foi o vencedor? O limão. Os limões fornecem quase 20% das necessidades diárias desses nutrientes essenciais em apenas 100 gramas.
É como ter uma mina de ouro nas sua mão! Eles são uma fortaleza contra os radicais livres que causam danos às células. Eles têm esses super compostos chamados flavonoides, especialmente hesperidina (que age contra inchaço), rutina e naringina. E por ter pouco açúcar, são o parceiro perfeito na luta contra o diabetes.
Além disso, se você troca um refrigerante, um suco, por água com limão, ele pode reduzir a gordura no fígado— e quem hoje em dia não tem gordura no fígado— melhorar sua pele, pois têm muita vitamina C que ajuda na formação e manutenção do colágeno, por isso vai reduzir o aparecimento de da flacidez da pele e rugas da idade.
O limão também protege contra pedras nos rins— já que eles têm muito citrato que inibem o crescimento dos cristais de oxalato de cálcio, que é mais ou menos 80% das pedras.
Sem contar que pode melhorar a digestão, porque aumenta a secreção do ácido clorídrico do estômago, melhorar a imunidade, hidrata, olha só, nesse calor ter o corpo bem hidratado é importante para desintoxicação do corpo e, pode auxiliá-lo na perda de peso, claro, se você trocar o que você bebe por água com limão.
Começamos bem, né.
Agora vamos para a segunda fruta que dá o ano todo no Brasil e que você deve usufruir.
O mamão!
O mamão é uma das frutas mais populares no país.
Quando eu penso em mamão eu penso na nossa saúde digestiva na nossa digestiva por causa da papaína, que é uma enzima que auxilia na digestão das proteínas.
Quando a pessoa envelhece, pode não ter tantas enzimas digestivas, e a papaína pode ajudar. Também é útil para aliviar a constipação. Mas não para por aí.
O mamão ajuda na saúde dos nossos olhos. Ele é rico em zeaxantina, um antioxidante que filtra os raios azuis e protege contra degeneração macular. Também melhora sua pele seu cabelo pois é rico em vitamina A e vitamina C.
Serve até se aplicar topicamente em uma ferida, por causa da papaína, que ajudam a desbridar a área necrótica.
E, por causa do beta caroteno, pode ajudar a prevenir a asma, que é comum um segundo pico na terceira idade.
E para os homens, ajuda na saúde da próstata, por causa do beta caroteno.
Formosa ou papaia? Qual mamão é o mais nutritivo? No fundo, não tem muita diferença. Vai depender da sua preferência e do seu bolso, porque o papaia é um sempre um pouquinho mais caro.
E também o diabético pode comer com tranquilidade, pois o índice glicêmico do mamão é: médio 60
E a carga glicêmica é apenas 6 (baixa carga glicêmica).
E a terceira fruta que tem o ano todo aqui no Brasil, você já deve ter imaginado: a banana!
Calma, doutor. Você falou que a banana têm alto índice glicêmico. É melhor o diabético não exagerar!
É verdade. Não exagerar. Não significa que você não possa comer. Se você for pré-diabético ou diabético, a coma meia banana, ou uma banana toda junto com alguma proteína como um iogurte, ou um queijo para absorver mais lentamente.
Porque a banana tem muita vantagem. Começando que é uma das frutas mais baratas.
Além disso é rica em potássio, magnésio— potássio e magnésio baixam a pressão, muito importante se você for hipertenso. T
ambém tem ácido fólico, vitamina C, vitamina B6. Por ela ter muita fibra, especialmente pectina, pode ajudar no intestino preso, desde que você tome líquido.
É, uma coisa muito importante, ela tem triptofano, um aminoácido que vai ser convertido em serotonina no seu cérebro.
Reduz o estresse, melhorar o humor. E também pode ser convertido em melatonina, ajudando no sono. Então, banana é interessante se você não quiser ser um velhinho ou uma velhinha ranzinza.
Bem, todos essas 3 frutas são simples de encontrar, cabem no seu bolso e são fáceis de incluir na dieta. O limão, se você não gosta de água com limão, pode espremer na salada ou mesmo fazer uma limonada,
O mamão no seu café da manhã ou em um lanchinho, e a banana pode colocar aveia, na tapioca, bater com leite, banana com queijo, banana com canela. Muito fácil de colocar na dieta. Não precisa nem ter imaginação.
Mas eu não quero que você se limite a essas 3 frutas. Longe disso.
Segundo a OMS, e dietas como a dieta DASH, que foi feita para pessoas hipertensas, o ideal é a gente comer 3- 5 porções de frutas e vegetais por dia.
Uma porção é mais ou menos do tamanho de uma bola de tênis, uma xícara de frutas frescas picadas. Mas essas frutas não precisam ser frescas- podem ser congeladas ou mesmo secas- mas seca tem sempre mais açúcar.
E para não ser um esforço inserir as frutas no nosso dia-a-dia, precisamos de variedade. Senão você vai enjoar.
E também, outro ponto importante, é consumir alimentos de cores diferentes.
Porque cada um dos flavonóides vai ter uma afinidade para uma área do corpo- antocianina das frutas vermelhas, agem no cérebro combatem doenças neurodegenerativas, zeaxantina ajuda seus olho, licopeno do tomate, do mamão e goiaba, ajudam a próstata, a pele.
Por isso é importante você ter um cardápio colorido. E variando, você também vai consumir vitaminas e minerais diferentes.
Vou escolher mais 2 frutas de cada época do ano com características diferentes entre elas.
Já que estamos na primavera: frutas da primavera.
Jabuticaba
A jabuticaba acabou de levar o prêmio de melhor fruta do Brasil e 2a melhor do mundo, só perdendo para o mangostin. Se dependesse de mim a jabuticaba banhava.
Ela é rica em antocianinas, que como eu falei, faz bem para a sua saúde cerebral, ajuda na sua digestão, por ser rica em fibras, reduz a pressão arterial melhora o colesterol, tem propriedades antiinflamatórias e retarda os sinais de envelhecimento da pele. E é uma delícia.
Segunda fruta da primavera, a manga.
Cheirosa demais!
A manga tem carotenóides, que são precursoras da vitamina A. Protege sua visão- tem luteína e zeaxantina, que previnem a degeneração macular, que é causa de cegueira, protege contra catarata e reduz a dificuldade de visão noturna.
Tem vitamina C, então melhora a pele e a mangiferina reduz a inflamação do corpo. E é rica em fibras, então melhora a prisão de ventre. Agora, como a banana, é rica em açúcar, então, não exagere!
Outras frutas da primavera são o caju, maravilhoso, rico em vitamina C, um abraço para vocês aí do nordeste, que nos prestigiam, a pitanga, a amora, o melão, a laranja e o pêssego
Vamos para as frutas do verão.
Vou escolher duas que são fantásticas
A primeira a melancia-
A mais refrescante de todas. Ela hidrata muito bem, é excelente para os dias de calor.
Também ela contém citrulina, que estimula o nosso corpo a fabricar óxido nítrico, que relaxa as paredes dos vasos sanguíneos ajudando a circulação. Para os homens, também é interessante. Lembre que remédios como tadalafila, viagra, aumentam a produção de óxido nítrico. Você que tem mais de 50 anos pode dar uma forcinha.
A melancia também baixa a pressão por ter potássio e magnésio e como é rica em fibras também ajuda no colesterol. Se você for diabético, não exagere, pois o índice glicêmico da melancia é o mais alto de todos das frutas.
E a segunda fruta do verão: o abacate
Para diabético é uma das melhores frutas- o índice glicêmico é baixo.
É rica em betasitosterol, que reduz a absorção do colesterol da dieta, é rico em ácido oleico- 70% da gordura do abacate é desse ácido- que é o mesmo do azeite de oliva extra virgem, então ajuda a desinflamar, pessoas que tem muitas dores e mais duas coisa que pouca gente fala-
tem mais potássio que uma banana, então ajuda na pressão e tem glutation, que é um antioxidante que fortalece o sistema imunológico.
Abacate é excelente. Pena que é calórico.
Outras frutas do verão: o abacaxi, o maracujá, o coco, o cupuaçu, a jaca, a goiaba, a maçã, a pêra e a uva
Vamos mudar de estação. Vamos para o outono
Laranja- a laranja tem baixo índice glicêmico, é ótimo para quem tem diabetes.
É rica em vitamina C, então vai ajudar na reparação dos tecidos do corpo, absorção do ferro da dieta, prevenindo contra anemia, os seus flavonóides, como o limão ajuda na saúde do coração, previne pedra nos rins e também é rica em fibras, ajuda na digestão
Maçã
Outra fruta excelente para quem tem diabetes, pois tem baixo índice glicêmicoco e muita fibra e polifenóis.
É rica em antioxidantes, como quercetina que reduz dores, ajudam na saúde cerebral reduzindo o risco de doenças neurodegenerativas. E as mação são ricas em fibras, ajudam a perder peso e têm efeitos pré-bióticos, ajudam a selecionar bactérias boas no seus intestino.
Outras frutas que encontramos no outono são caqui, figo, graviola e kiwi.
E as frutas do inverno?
Morango
uma xícara de morangos contém mais vitamina C do que uma laranja!
Além disso o morango é rico em fisetina, que é um flavonoide, que tem efeito senolítico, ou seja, matam as células zumbis, as células senescentes que são velhas e inflamam o seu corpo, mas são difíceis de morrer para que seu corpo forme outras jovens no lugar.
A fisetina do morango mata as células senescentes, tendo um efeito protetor contra câncer e doenças crônicas.
E a segunda do inverno- As tangerinas ou mexerica, poncã…
São ricas em antioxidantes e vitaminas. Ajuda a digestão por ser rica em fibras, pode reduzir o colesterol, ajuda contra artrite, baixa a pressão por ser rica em potássio, é boa para a pele, pois têm vitamina C e ajuda na sua imunidade.
Gostosa e boa para sua saúde
Outras frutas- a uva e a carambola— lembrar que quem tem problema renal é um veneno, pode intoxicar e até matar.
Gostou do vídeo?
Se você não curtiu, curta e também, compartilhe! Tenho certeza que você vai ajudar alguém.
E qual vai ser o próximo vídeo que vai assistir?
Vou deixar 3 recomendações aqui ao lado =
E meu vídeo sobre gordura no fígado
Meu vídeo sobre as melhores comidas para ansiedade
E, minha playlist dos alimentos e chás que servem como remédios naturais
Meu nome é André Wambier, cardiologista
e esse é o Cardiodf.com.br
Lembre-se de se inscrever.
E até o próximo vídeo.
Muito obrigado!