Taquicardia Sinusal é Grave? É normal? O que é taquicardia sinusal?


Taquicardia sinusal, o que é?

Nesse post vamos falar sobre a taquicardia sinusal. Quem viu o nosso vídeo sobre arritmia sinusal pôde perceber que o ritmo sinusal é justamente o ritmo normal do coração, ou seja, aquele que é gerado numa região do coração, que fica no teto do átrio direito, chamada nó sinusal.

nó sinusal: taquicardia sinusal

O que significa ter taquicardia sinusal?

No entanto, quando nós falamos taquicardia sinusal significa que o pulso está sendo gerado no local correto que é no nó sinusal, mas está rápido, por isso o termo taquicardia.

taquicardia sinusal

Taquicardia sinusal é a frequência cardíaca acima de 100 bpm em um paciente em ritmo sinusal

Quais são as causas de taquicardia sinusal?

Bom, vai desde coisas simples, por exemplo, todo mundo, quando vai correr ou fazer um exercício físico, tem o coração acelerado, portanto, tem taquicardia sinusal. Isso é algo completamente esperado, se você leva um susto, pelo aborrecimento fica com raiva o organismo também acelera e o seu coração faz uma taquicardia sinusal. 

correr é causa de taquicardia sinusal

Como é o Eletrocardiograma da taquicardia sinusal?

Ecg de taquicardia sinusal

Ecg de taquicardia sinusal

Quais Doenças podem causar Taquicardia Sinusal?

Também deveríamos lembrar que algumas doenças e, por incrível que pareça, a maioria delas fora do coração podem levar à taquicardia sinusal, por exemplo, pacientes que têm infecções, que têm febre, podem elevar a frequência cardíaca e estar com taquicardia sinusal; pacientes com crise tireotóxica, quando existe o hipertireoidismo, tireoide funcionando demais; pacientes que tenham embolia pulmonar um dos primeiros sinais que nós podemos utilizar para o diagnóstico é justamente a presença da taquicardia sinusal, muitas vezes associada a febre, dor no peito e falta de ar.

O que é Taquicardia Sinusal Inapropriada?

Então, fica para vocês essa dica: existe uma arritmia chamada taquicardia sinusal inapropriada que é um tipo de arritmia gerada no nó sinusal, mas é a mais rara dessas causas todas que nós falamos. Em alguns casos, a taquicardia pode não causar sintomas ou complicações. Mas se não for tratada, a taquicardia pode alterar a função cardíaca normal e levar a complicações, como Insuficiência cardíaca.

Como a Taquicardia Sinusal é Tratada?

Na maioria das vezes a taquicardia sinusal não precisa tratamento, porque é uma resposta esperada do organismo. Contudo, em casos como hipertireoidismo, podem requerer tratamento. Tratamentos para taquicardia sinusal se concentram na redução da frequência cardíaca ao normal, com medicações como betabloqueadores ou bloqueadores de canal de cálcio, porém algo muito importante é tratar a causa subjacente. Em casos como infecção ou pressão arterial baixa não devemos reduzir a frequência cardíaca. Os médicos também podem recomendar mudanças no estilo de vida, medicamentos e procedimentos médicos, como ablação por cateter em casos específicos, como na taquicardia sinusal inapropriada.

Quando devo me preocupar com taquicardia sinusal?

Se leu o texto, sabe que a resposta: provavelmente você NÃO precisa se preocupar. Mas, devemos, sim, investigar causas subjacentes.

Um grande abraço a todos, e espero ter resolvido as questões sobre taquicardia sinusal.

Deixo, aqui o link sobre arritmia sinusal:

https://cardiodf.com.br/saude/arritmia-sinusal-tem-cura-grave-o-que-isso

Obrigado!


Dr. Eustáquio Ferreira Neto

Cardiologista e Arritmologista em Brasília- DF