10 SINTOMAS QUE SEU CORAÇÃO PODE NÃO ESTAR BEM (insuficiência cardíaca)

Será que seu coração vai bem, com todo esse estresse de pandemia?

Hoje vou falar os 10 SINAIS que seu coração pode não estar bem, e o que você pode fazer se tiver um desses sinais ou sintomas.

A insuficiência cardíaca acomete qualquer faixa etária e cerca de 2% da população brasileira é portadora de algum grau de insuficiência cardíaca, ou seja, quase 5 milhões de brasileiros.  Além disso, por ser a via final, comum de todas as agressões sobre o coração, aumenta  com a idade, sendo que após os 70 anos, mais de 10% desses idosos está acometida.

Por isso esse assunto é muito importante. 


Vou tentar tirar as dúvidas mais frequentes sobre Insuficiência cardíaca : o que é isso, quais as causas da insuficiência cardíaca, quais os fatores de risco, quais os tipos de insuficiência cardíaca, e por fim, a parte mais importante, quais sintomas você deve se preocupar e o que você deve que fazer se você ou algum de seus familiares estiver sentindo um desses sintomas. Então, não perca! Fique até o final!

O que é insuficiência cardíaca?

A insuficiência cardíaca, também conhecida como IC ou ICC, ocorre quando o músculo cardíaco

não bombeia o sangue do jeito que deveria. 

Todas as células do seu corpo dependem desse bombeamento do coração para receber sangue rico em oxigênio e nutrientes para que o corpo possa funcionar normalmente. 


Como é o funcionamento normal do coração?

O coração saudável é um músculo que bombeia sangue continuamente através dos seus vasos sanguíneos.

O coração tem quatro câmaras as duas câmaras superiores são chamadas átrios e as duas câmaras inferiores chamadas ventrículos

O átrio direito recebe sangue pobre em oxigênio do resto do corpo e o envia através

o ventrículo direito para ser oxigenado nos pulmões. Os pulmões vão fazer a troca gasosa e o sangue rico em oxigênio viaja dos pulmões para o átrio esquerdo, depois para o ventrículo esquerdo, sendo

bombeado para o resto do corpo. Por isso o ventrículo esquerdo é a parte mais importante do coração. É ele que tem que ter a força para bombear o sangue para o resto do corpo.


Sabendo disso a gente pode entender mais sobre insuficiência cardíaca

Na insuficiência cardíaca o músculo cardíaco é incapaz de bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo. No começo o coração tenta compensar isso: Como? Dilantado o ventrículo esquerdo.

O coração se dilata para se contrair com mais força e  bombear mais sangue. Com o tempo, isso faz com que o coração vá enfraquecendo. Mas tem casos, que o coração pode não dilatar, e sim engrossar suas paredes, ficando musculoso, como na hipertensão. Isso também faz mal. Por quê? Imagine uma panela que cabe um litro de água. Você resolve jogar cimento dentro da panela. Depois de secar, essa panela não vai mais caber um litro d’água. E, com o tempo, esse coração, também, pode dilatar.

Outra forma que o coração pode tentar compensar é bombeando mais rápido e a pessoa ficar taquicardica, para a aumentar o débito cardíaco.

E também o próprio corpo  tenta contrabalançar de outras maneiras: Por exemplo Os vasos sanguíneos se estreitam para manter a pressão arterial alta, tentando compensar a perda de potência do coração.

Por fim, o coração vai ficando mais enfraquecido e a insuficiência cardíaca piora até que essa compensação não funcione mais. E é aí que a pessoa vai sentir com mais intensidade os sintomas.


Quais são as causas da insuficiência cardíaca?

A insuficiência cardíaca  muitas vezes causada por outras condições médicas que prejudicam ou

sobrecarreguem seu coração. 

A insuficiência cardíaca aguda pode ser causada por uma miocardite, que é a inflamação do músculo cardíaco (covid pode causar miocardite) e também por lesão  que danifica seu coração como um ataque cardíaco ou na embolia pulmonar que aquele ventrículo direito, que bombeia sangue para os pulmões, vai ficar sobrecarregado.. 

Mas a insuficiência cardíaca crônica é a mais frequente e do lado esquerdo. Além disso existem dois tipos de insuficiência cardíaca do lado esquerdo. Na insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzido, o ventrículo esquerdo do coração está fraco e não consegue bombear sangue suficiente para o resto do corpo. Causas como ataque cardíaco ou mesmo obstruções coronárias podem causar isso. Outras causas: valvopatias - como insuficiência mitral, insuficiência ártica, doenças cardíacas congênitas, o abuso do álcool e também, no Brasil, muito frequente a doença de chagas. 

Já a insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada o lado esquerdo do seu coração está muito rígido para relaxar totalmente entre batimentos cardíacos. É o caso do cimento na panela. Ele não consegue ter o volume de sangue correto para ejetar para o resto do corpo.  Causas como hipertensão, diabetes e obesidade se enquadram aqui.  


Quais os fatores de risco para insuficiência cardíaca?

Muitos fatores podem aumentar o risco de insuficiência cardíaca. Alguns fatores que você pode controlar e outros você não pode, incluindo sua idade, sua genética 

  • Infecções como miocardite- aumentam risco de IC

  • obesidade, hipertensão, diabetes, apnéia do sono, doença renal crônica, anemia,

Hipertireoidismo, hemocromatose que é aquela sobrecarga de ferro também aumentam o risco.

 Tratamentos de câncer, como radiação e a quimioterapia pode prejudicar seu coração e aumentar o risco. Fibrilação atrial, abuso de álcool e doença arterial coronariana.

Como a insuficiência cardíaca é diagnosticada?

O ecocardiograma é a forma mais eficaz de diagnosticar a insuficiência cardíaca. Ele consegue identificar a força do seu coração, como suas válvulas estão, qual é o tamanho do seu coração, e a espessura ou grossura do seu músculo cardíaco.

Um exame de sangue também é útil para identificar se aquela falta de ar é do coração ou dos pulmões, que é o BNP. O BNP é uma substância secretada pelo coração— os níveis sanguíneos aumentam quando os sintomas de insuficiência cardíaca pioram e diminuem quando a insuficiência cardíaca está controlada. 


Quais são os 10 sintomas de Insuficiência Cardíaca que você deve se preocupar?


O primeiro sintoma que você deve ficar atento é: Falta de ar ou dispneia

principalmente quando você se esforça ou quando você vai se deitar. As pessoa começa a colocar mais travesseiros, para ver se dorme melhor.

Acha que o cansaço aos esforços é por causa da idade, e às vezes não é

O segundo sintoma que você deve prestar atenção é Batimento cardíaco rápido ou irregular

Como já falei, o coração tende a aumentar a frequência cardíaca para bombear mais sangue, causando a taquicardia. E também, uma pessoa com coração dilatado, pode ter arritmias, como fibrilação atrial ou mesmo extrassístoles, que são as falhas de batimento. No nosso canal temos vários vídeos sobre arritmia. Vale a pena conferir.

O terceiro sintoma-  Tosse persistente ou respiração ofegante com catarro branco ou rosa.

Significando que têm líquido no seus pulmões, nos seus alvéolos. É importante você não deixar essa tosse para lá.


Quarto sintoma- você acorda muito à noite para urinar - o que a gente chama de nictúria

Isso  pode ser devido à pessoa reter mais líquidos  já que seu coração e a circulação não está funcionando direito. Assim, à noite, esse excesso de líquido precisa ser eliminado.


Quinto sintoma: Ganho de peso muito rápido.

Também, devido a retenção de líquido.  Os rins são menos capazes de eliminar sódio e água, causando também retenção de líquidos nos tecidos.

Sexto sintoma Inchaço nos tornozelos, pés, pernas, abdômen e veias do pescoço (as jugulares)

Eu já fiz um video sobre inchaço nas pernas. E a insuficiência cardíaca é uma daquelas casas de edema. O Tornozelo fica fofo, parecendo aquele pão que está assando, quando você aperta faz aquela covinha, aquele sinal de cacifo. 

Uma insuficiência cardíaca direita, como na chagas, vemos muito frequentemente o inchaço na barriga, aquela dificuldade até de comer, como resultado da ascite.


Sétimo sintoma: Incapacidade de dormir deitado.

A pessoa tem que ficar dormindo um uma cadeira. Ou também acordar sufocado durante à noite, o que chamamos de dispneia paroxístico noturna.

Oitavo Sintoma: Fraqueza generalizada

sensação de cansaço o tempo todo e dificuldade nas atividades do dia a dia, como fazer compras, subir escadas, carregar mantimentos ou caminhar. O coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades dos músculos e tecidos do corpo. O corpo desvia o sangue de órgãos menos vitais, e o envia para o coração e o cérebro.


Nono Sintoma: Falta de apetite, náuseas, sensação de saciedade ou de estômago embrulhado.

Isso por quê? Ou o sistema digestivo está edemaciado, inchado ou sistema digestivo recebe menos sangue, causando problemas de digestão.


E por fim o Décimo sintoma: Confusão mental, pensamento prejudicado, perda de memória ou uma sensação de desorientação. 

A alteração dos níveis de certos eletrólitos, em especial o como o sódio, pode causar confusão. Mas também, o baixo débito cardíaco, a falta da bomba, também pode prejudicar o sangue chegar ao cérebro.

Quais os tratamentos para Insuficiência Cardíaca. 

Hoje, por sorte, temos muitos remédios que conseguem melhorar a força do coração e também melhora os sintomas. Existem mais opções de tratamento disponíveis para a insuficiência cardíaca do que nunca. Quando eu era interno, um pouco mais de vinte anos atrás, tínhamos poucas armas eficazes para insuficiência cardíaca, veja como a cardiologia evoluiu rapidamente. Além dos remédios, tem que mudar estão de vida, reduzir sal, às vezes ter que diminuir líquidos.  E em casos avançados, podemos pensar em ressincronizador cardíaco e até em transplante cardíaco.

Os objetivos do tratamento da insuficiência cardíaca são principalmente para diminuir a progressão da doença  e diminuir sintomas e para melhorar a qualidade de vida.

Quanto mais cedo você detectar a insuficiência cardíaca, melhor para você e para seu coração.


Meu nome é André Wambier, cardiologista

e esse é o Cardiodf.com.br

Muito obrigado