RISCO DE INFARTO NO FRIO? Como a BAIXA TEMPERATURA ataca seu CORAÇÃO (e como se prevenir)
Frio e coração (risco aumentado de infarto no inverno?)
Olá! Será que seu coração vai bem, com todo esse frio que estamos passando?
Hoje vou falar os 7 problemas de saúde, relacionados ao frio e queda de temperatura que podem impactar seu coração e sistema circulatório, mesmo que você ache que está tudo certo com sua saúde.
Vou tentar tirar as dúvidas mais frequentes sobre
Frio e coração : o que o frio causa no coração, porque no frio dói o peito, porque os infartos aumentam no inverno e o que fazer para evitar um infarto na época mais gelada do ano. Então, não perca! Fique até o final!
Mas antes, já vai curtindo o vídeo, porque, quanto mais as pessoas curtem o vídeo, mais o YouTube distribui , para aqueles que não têm acesso a médicos ou hospitais, e também compartilhe o vídeo com seus conhecidos.
E ME CONTA- você tem algum problema cardíaco? Sofre muito com o frio? De que parte do Brasil, ou do mundo você é? Escreve aí embaixo.
Vamos lá.
Você sabia que, realmente, a baixa temperatura pode causar alterações importantes no funcionamento do sistema cardiovascular?
O que o frio pode fazer com a sua circulação e com o seu coração?
A exposição ao frio causa uma contração dos vasos sanguíneos, o que chamamos de vasoconstrição— as suas artérias e veias se estreitam, reduzindo o fluxo sanguíneo e o oxigênio que vai para o coração e para os tecidos. Como isso acontece? Quando está frio, os receptores dos nervos da pele estimulam o sistema nervoso simpático, aumentando a liberação de adrenalina, para você não perder calor nas extremidades e manter seu corpo quente. E esse hormônio pode ocasionar uma piora da vasoconstrição e outras consequências.
Além disso, no inverno, em algumas partes do brasil, pode haver falta de sol, que pode fazer com que as pessoas de se exercitem menos e sem sol e e escurecendo mais cedo, as pessoas tendem a ficar mais deprimidas. E há uma correlação entre depressão e doença cardíaca.
E também, no inverno, aumenta a poluição do ar, o que pode prejudicar os pulmões e o coração.
Então, eu vou pontuar aqui o que acontece com seu corpo com o frio:
Vai subir a pressão arterial.
É verdade, o frio aumenta a sua pressão. Por isso que quando cai a temperatura vemos aumento no descontrole pressórico, as pessoas vão mais ao pronto socorro devido a pressão alta.
E tem que tratar, às vezes aumentando remédio, reduzindo sal, comendo mais frutas e verduras, as coisas que você, que acompanha o nosso canal já sabem de cor.
Por que aumenta a pressão? Tudo por causa da adrenalina e da vasoconstrição periférica para evitar a perda de calor. A pressão arterial sistólica pode aumentar de 5-30 mmHg e a pressão diastólica, a mínima, pode aumentar de 5-15 mmHg.
E veja que interessante, A pressão arterial também pode ser afetada por uma mudança repentina do clima, como em uma frente fria ou uma tempestade. O corpo e vasos sanguíneos podem reagir às mudanças abruptas de umidade, pressão atmosférica— sai do nível do mar e vai para as montanhas, subindo a pressão da mesma forma que reage ao frio.
E essas variações na pressão arterial relacionadas ao clima são mais comuns em pessoas com mais de 65 anos, aumentando o risco de crise hipertensiva e derrames, infartos e dissecção de aorta.
Além da pressão o que o frio causa:
2. Piora a Insuficiência cardíaca que é o coração fraco.
O frio aumenta o trabalho do músculo cardíaco. E esse aumento, pode descompensar um paciente que já tenha um coração fraco ou dilatado. Além disso infecções respiratórias, que são mais comuns no inverno, como gripe e resfriados, podem agravar a insuficiência cardíaca.
No Brasil fizeram um estudo com base dos dados do SUS, na cidade de São Paulo, e viram que, entre junho e agosto, houve um aumento de 30% nas internações por insuficiência cardíaca nos hospitais públicos da cidade.
O frio sobrecarrega um coração que já está fraco.
3o e O Mas o mais clássico de todos:
Aumento de Angina e infarto
Angina é aquela dor ou desconforto peito. A angina estável é aquela angina que você faz esforço e sente dor no peito, e a instável, que é a mais grave, quando a dor acontece mesmo ao repouso.
Bem, no ambiente ambiente externo mais gelado, vai ocorrer a vasoconstrição, que reduz o diâmetro das artérias do corpo, incluindo as artérias coronárias, que irrigam seu coração.
Vemos muito pessoas que nunca sentiram angina terem os primeiros episódios com o choque térmico, ventos gelados ou saída de um lugar quente para a rua.
E essa vasoconstrição, associada ao aumento de pressão podem romper a placa de aterosclerose, a placa de gordura, ocasionando um ataque cardíaco, o infarto, se for nas coronárias, ou um AVC se for em uma artéria cerebral.
E o frio aumenta risco de trombose e agregação plaquetária, facilitando ainda mais.
4.Arritmias cardíacas
O frio aumenta risco de fibrilação arterial e outras arritmias supraventriculares, e mesmo ventriculares.
O simples ato de mergulhar a mão em água fria enquanto segura a respiração pode provocar arritmias cardíacas como taquicardias supraventriculares.
E o frio pode aumentar a frequência cardíaca, especialmente quando você inala ar frio, há um ligeiro aumento na frequência cardíaca na faixa de 5 a 10 batimentos por minuto.
Derrame- Tanto o AVC isquêmico quanto o hemorrágico aumentam no frio. Por tudo que eu falei pressão alta, arritmias cardíacas, vasoconstricções, e agregação planetária
Tanto que no frio aumenta em 30% o risco de infarto e de derrame.
E sexto: aumento de trombose venosa profunda pelo aumento da agregação plaquetária, piora da circulação sanguínea, fazer menos atividade física
e como consequência, aumento de embolia pulmonar.
E essa conjunção de fatores, faz com que no inverno aumente a mortalidade por problemas circulatórios.
O que fazer?
Para proteger o coração no frio, temos que ter bom senso: como ter uma alimentação saudável e evitar fumar, se você começar a sentir a angina, uma dor no peito ou um desconforto no peito, tem que procurar um médico antes de infartar.
E se você já tem doença arterial coronariana você devem limitar a sua exposição ao frio e vestir roupas quentes e cobrir o rosto durante o exercício. E outra coisa importante é que os pacientes cardíacos devem fazer aquecimento interno— dentro de casa— antes de sair para se exercitar ao ar livre .
Falando em frio, vou responder uma pergunta recorrente do canal:
Muita gente fala: doutor, eu sinto muito frio, bem mais do que a média, o que é que pode estar acontecendo comigo.
Se você sente muito frio e, você é a única que está sentindo frio, sabia que pode ser sintoma de alguma doença.
Por exemplo
Anemia- visto que os órgão não recebem oxigênio suficiente, causando sensação de frio
Hipotireoidismo- quando sua tireóide não funciona corretamente, produzindo menos hormônios. Como ela regula seu metabolismo, seu corpo produz menos calor, aumentando a sensação de frio.
Pressão muito baixa
Ou você pode ter problemas de circulação- não vai sangue para as extremidades, causando frio nessas partes do corpo
Diabetes- que também pode causar problemas de circulação e além disso pode lesar os nervos, piorando o frio da extremidade
Ou também pode ser efeito colateral de alguns remédios, como betabloqueadores, ou devido a ansiedade, desidratação, ou você está muito magro. Se você for idoso, pode sentir mais frio por causa da perda de gordura corporal, de massa muscular ou mesmo por desnutrição.
E, muitas vezes, não tem nada de errado com você, é só o jeito que seu organismo reage ao frio.
Meu nome é André Wambier, cardiologista
e esse é o Cardiodf.com.br
Muito obrigado!