Disautonomias

Todos os nossos órgãos são comandados pelo sistema nervoso, composto pelo cérebro e pelos nervos. A parte que controla as funções involuntárias é denominada sistema nervoso autônomo. São funções involuntárias os batimentos cardíacos, a pressão arterial, o movimento do intestino, o controle de temperatura corporal, etc. Quando existe alguma disfunção desse sistema nervoso autônomo, temos as chamadas disautonomias. Elas podem ser primárias, por desregulação ou degeneração própria do sistema nervoso autônomo, ou secundárias, provocadas por doenças como Diabetes e a Amiloidose.

Inclui-se nessa classificação de disautonomias várias doenças, sendo as mais comuns a síndrome vasovagal, a hipotensão postural e a síndrome de hipersensibilidade dos seios carotídeos.

Os pacientes acometidos geralmente apresentam síncope, que significa desmaio ou sintomas de fraqueza intensa, de início súbito, muitas vezes associada à palpitação ou sensação de coração lento, sudorese, palidez e náuseas. Os sintomas podem ser desencadeados em diferentes situações ou movimentos, a depender do diagnóstico específico.

Os pacientes mais jovens apresentam com mais frequência a síndrome vasovagal, enquanto nos idosos, outras doenças também podem ser responsáveis pelos sintomas acima. Por isso, em caso de desmaio ou episódios de fraqueza inexplicados, é importante procurar um arritmologista para investigação da causa e tratamento, se necessário.

Dra. Paula Macedo - Cardiologista e Arritmologista | Brasília DF