COMA ABACATE TODOS OS DIAS e VEJA O QUE ACONTECE COM SEU CORPO (10 BENEFÍCIOS PROVADOS E RISCOS)

O que acontece quando você come abacate todos os dias

Olá!

Será que você deveria comer abacate todos os dias? Quais os benefícios que o abacate traz para sua saúde e quais os possíveis malefícios?

É verdade que o abacate pode ajudar no controle da sua pressão arterial, equilibrar seus níveis de açúcar no sangue e também evitar que o colesterol se deposite nas suas artérias?

Como preparar o abacate sem usar açúcar para não perder seus benefícios nutricionais (e de um jeito que fique gostoso, claro)?

Quanto de abacate você deveria comer por dia? E será que quem está grávida pode comer essa fruta?

Nesse vídeo eu vou falar sobre  esse superalimento chamado abacate.

Ele é muito mais do que uma mera fruta. Mais de 7000 anos atrás, os habitantes do centro-sul do México já fazem uso dessa fruta e cerca de 5.000 anos atrás, as tribos que habitavam lá começaram a plantar e cultivar o abacate,  ou seja, tão antigo quanto a invenção da roda.

Então nesse vídeo eu vou lhe contar os 10 benefícios que comer abacate todos os dias vai trazer para sua saúde. E também os riscos se você exagerar no consumo.

E fique até o final que lá eu vou lhe dizer 5 maneiras de preparar o abacate sem açúcar para que você consiga tirar o máximo de proveito desse alimento poderoso.

Mas antes, já vá curtindo o vídeo, se inscreva no canal para não perder as nossas dicas de saúde, e ative o sininho para receber as notificações

 

E também é muito importante você difundir

esse conhecimento com seus amigos e familiares.

Porque quando o assunto é a sua saúde, a nossa saúde vale a pena compartilhar! Então compartilhe aí!

E me conta: você come abacate todos os dias, ou não tolera o sabor? De que parte do Brasil ou do mundo você é? Escreva aí embaixo!

Vamos lá?

Por que o abacate é um super alimento e faz parte de uma alimentação saudável?

Como eu falei os povos antigos da região da Mesoamérica usavam o abacate como alimento, sendo extremamente importante já que o abacate fornecia sustento além de ser cercado por poderes mitológicos.

Os astecas acreditavam que a fruta fornecia força a quem a consumia além de ter propriedades afrodisíacas e de ajudar na fertilidade tanto para homens quanto para mulheres — ahuacatl em asteca significa testículo; Então se a mulher queria engravidar, abacate nela.

Já para antigos maias, havia uma crença  de que as pessoas que haviam morrido poderiam voltar como árvores frutíferas -- e uma dessas árvores seria o abacateiro.

Com o tempo o abacate saiu do México e América Central e veio para o Brasil e para outros países, mas na década de 80, quando os cardiologistas americanos começaram a culpar as gorduras por causa de entupimentos das artérias e recomendaram evitar a todas, sem distinção, lá nos Estados Unidos, o abacate foi deixado de lado por ser uma fruta gordurosa.

Claro que com as novas pesquisas que foram surgindo perceberam que a gordura do abacate era uma gordura boa, e ao invés de entupir as artérias, reduzia a progressão da aterosclerose, portanto o abacate voltou a fazer parte do cardápio.

Até que agora a popularidade do abacate explodiu. O abacate virou moda. Em 2017 a revista Vogue contou que mais de 3 milhões de fotos de abacate eram postadas no Instagram todos os dias. 3 milhões! É muita foto! O abacate é fotogênico.

Várias celebridades colocaram o abacate em destaque, dizendo que comiam todos os dias, na torrada, nas vitaminas...

E o abacate não é tendência apenas nas comidas— várias tratamentos de beleza caseiros contendo abacate começaram a circular na internet—

para o cabelo, para o rosto como uma máscara natural misturada com mel e suco de limão que deixaria a pele mais macia e flexível  por causa dos os óleos ômega 9 e ácido oleico que são altamente hidratantes e realmente são próximos dos próprios óleos da pele,

Mas será que a fama do abacate se justifica? Tem motivo de receber todos esses holofotes? Tem! Realmente o abacate é um alimento funcional de alto valor nutricional.

Ela é uma das frutas com maior quantidade de fibras que existe, e a gente sabe que as pessoas estão comendo cada vez menos fibras com essa dieta industrializada. Além disso 100g de abacate tem mais potássio que uma banana—

então se você tem cãibras, introduza abacate na dieta; E não é só isso- é cheio de antioxidantes que vão proteger seu corpo contra os danos do dia-a-dia, dá saciedade por causa das fibras e gorduras saudáveis e é riquíssimo em vitaminas como vitamina k, vitamina E, vitamina C além de magnésio e manganês e até mesmo o caroço do abacate pode trazer proveitos para a sua saúde.

Só não exagere! Nada em excesso faz bem, nem mesmo água. Só por que é saudável não precisa comer toda hora, não precisa passar dos limites, tá bom?

Então quais os 10 benefícios que comer abacate todos os dias podem lhe trazer?

10o benefício-  O abacate pode melhorar a sua imunidade

Se você vem tendo baixa imunidade com gripes e resfriados frequentes você precisa de algo que possa reforçar as defesas do seu corpo. E comer abacate pode ajudá-lo.

O Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos descobriu que meio abacate contém quase 20 miligramas de glutation! O glutation é um potente  antioxidante que fortalece seu sistema imunológico.

Além disso  ele recicla outros antioxidantes, como as vitaminas C e E e prolongando sua eficácia no combate aos radicais livres e também, a gordura do abacate aumenta a absorção de vitaminas lipossolúveis como A, D, E e K. E também os polifenóis da fruta desempenham um papel crucial na regulação da microbiota intestinal, aumentando barreira intestinal, prevenindo leaky gut e também regulando a função imunológica, aumentando bactérias boas.

Então abacate pode ajudar na sua imunidade.

9o benefício- O abacate pode ajudar a combater a inflamação

Eu venho falando em vários vídeos que frutas e vegetais são as principais fontes de antioxidantes e micronutrientes da dieta. E o abacate é rico em

antioxidantes e anti-inflamatórios, como fitoesteróis e polifenóis, que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo.

Então se você é muito inflamado, vive cheio de dores musculares e articulares, comece a comer mais abacates para combater a inflamação interna do seu corpo.

O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas, especialmente o ácido oleico cerca de 70% da gordura do abacate é composta por esse ácido— é o mesmo do azeite de oliva extra-virgem. Essa gordura saudável têm propriedades anti-inflamatórias.

Tanto que a dieta mediterrânea— que é rica em azeite de oliva, abacate, peixes e ervas, é considerada uma dieta antiinflamatória.

8o  benefício- O abacate pode ajudar seus olhos

Como ele ajudaria na sua visão? O abacate é uma boa fonte de luteína e zeaxantina que são dois antioxidantes antioxidantes que ajudam a filtrar a luz azul que pode danificar o olho e protegem também contra danos oxidativos,  e doenças oculares relacionadas à idade, como a degeneração macular que é uma das principais causas de cegueira em pessoas com mais de 50 anos!

E tem mais uma vantagem, a gordura monoinsaturada do abacate ajuda a absorver outros nutrientes solúveis em gordura, como o betacaroteno. Então se você comer uma cenoura ou uma manga, a gordura do abacate vai ajudar a absorver melhor. E isso ajudará a saúde de seus olhos.

7o benefício- O abacate pode melhorar sua pele

Os antioxidantes que eu já falei (vitamina E, glutation) e vitamina C desempenham um papel importante na regeneração celular, na produção de colágeno e elastina,

que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele, como rugas e linhas de expressão.  Além disso as propriedades antiinflamatórias ajudam a reduzir a vermelhidão, inflamação e melhoram a cicatrização da pele.

E todos os nutrientes presentes no abacate nutrem a pele de dentro para fora, dando hidratação, elasticidade e renovando a pele.

E como eu falei, se você quiser utilizar o abacate como uma máscara facial ela também ajuda a dar mais hidratação e nutrição extra à pele.

6o benefício- O abacate pode pode melhorar seu cérebro

As gorduras saudáveis presentes no abacate podem beneficiar a saúde cerebral. Essas gorduras fornecem energia e ajudam a formar as membranas celulares do cérebro.

Por ser rico em antioxidantes, o abacate pode reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Além disso a vitamina K, vitamin E e ácido fólico desempenham um papel fundamental

Estudos sugerem que o consumo regular de abacate pode ajudar a melhorar a memória e a função cognitiva.

Uma revisão de 2020 publicada na Phythotherapy research concluiu que o abacate tem ação neuroprotetora. Então se você está preocupado com sua memória, tem pessoas na família com demência ou outras doenças neurodegenerativas, vale a pena comer abacate.

5o benefício- Pode reduzir seus níveis de colesterol

Como? As gorduras monoinsaturadas, incluindo o ácido oleico do abacate, que pode ajudar a reduzir o colesterol LDL (que é o colesterol ruim) e aumentar o colesterol HDL (o colesterol bom). Mas não só isso.

O abacate também contém beta-sitosterol.

Lembre disso. O beta-sitosterol tem uma estrutura semelhante ao colesterol e compete com ele na absorção no intestino, reduzindo assim a absorção do colesterol da dieta. Então essa combinação de gorduras saudáveis e do beta-sistosterol  faz com que o abacate seja extremamente benéfico para o seu coração.

4o Benefício-  O abacate Pode ajudar a baixar a pressão arterial

Outra boa notícia, importante para o seu coração. O 100 gramas de abacate tem mais potássio que uma banana.

E o potássio é importantíssimo para controlar a sua pressão porque ele ajuda a equilibrar os níveis de sódio do nosso corpo. Uma dieta rica em sódio e pobre em potássio pode levar a acúmulo de sódio e retenção de líquido.

Mas se você começa a comer mais potássio, o sódio vai ser excretado, e você vai reter menos líquido, vai inchar menos. Claro, se você tem potássio alto no sangue, como pessoas que tem problema renal crônico, que estão quase fazendo hemodiálise, devem evitar algumas frutas e alguns alimentos. Porém, se você  não sofre com isso, e tem pressão alta, vale a pena investir no abacate.

E agora os top 3:

3o benefício- O abacate pode proteger seu fígado

Se você tem gordura no fígado, preste atenção. Um estudo de 2016 mostrou que o consumo do abacate reduziu a gordura no fígado em adultos com sobrepeso e obesidade.

Tinha 2 grupos- um que comia abacate com a refeição principal e outros que não ingeriam abacate. Quem comeu abacate reduziu a esteatose hepática, inflamação hepática e marcadores de inflamação hepática.

Como eu falei, o abacate é rico em ácido oleico que é antiinflamatório, rico em antioxidantes como glutation, vitamina E, tem sitosterol, fibras reduzem o colesterol e triglicerídeos, e tudo isso contribui na proteção de seu fígado.

2o Benefício- Pode melhorar seu sono

Ao contrário do que dizem por aí, o abacate não é um alimento pesado. E ele promove saciedade por ser rico em gorduras e fibras.

Então se você comer à noite pode evitar que você ataque a geladeira ou coma lanches noturnos que engordem e causem desconforto digestivo que pode prejudicar o sono.

Além disso ele é rico em magnésio que tem propriedades calmantes e triptofano, que é um aminoácido precursor da serotonina e melatonina.

1o Benefício- Pode ajudar seu metabolismo

O abacate é uma fruta de baixo índice glicêmico- por isso que é muito interessante para os diabéticos.

Deixa os níveis de glicose mais estáveis e não faz picos de insulina. Por ser rico em gorduras e fibras ele dá saciedade e também pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina.

E, se você não exagerar o abacate pode ser uma aliado na perda de peso. Além disso se você dorme melhor você pode ter melhora na produção de GH, que é o hormônio do crescimento, que vai ajudá-lo a perder peso

Claro, só não vá se exceder porque o abacate é calórico. Comer um quarto de abacate por dia ou meio abacate a cada dois dias ajudaria você a controlar seu peso.

E Grávidas podem comer abacate?

Sim! Abacates são uma boa fonte de ácido fólico que ajuda no desenvolvimento saudável do bebê e reduz o risco de aborto espontâneo e defeitos do tubo neural.

Quanto de abacate você deveria comer?

Não há uma resposta simples porque dois corpos não são iguais. Vai depender da sua necessidade de calorias, outros alimentos que você já consome e suas preferências.

Por dia, não ultrapasse 100 grama sa fruta, que equivale a 1/4 do abacate médio ou 1 avocado pequeno.

Porque se você exagerar, o abacate tem muita fibra e pode resultar em alguns efeitos colaterais desagradáveis para você.

Quais os malefícios que exagerar no abacate pode trazer.

Você pode ganhar peso, ao invés de reduzir. Pode aumentar gases, dar dor de barriga.

O abacate é um alimento com alto teor de FODMAPS- o que é isso? São carboidratos que são mais lentamente absorvidos pelo corpo. Então não são tão bem digeridos ou bem absorvidos.

E isso pode levar a gases e cólicas.  Então, se você segue uma dieta baixa em FODMAP tem um crescimento bacteriano excessivo no seu intestino, intestinal tem que reduzir um pouco mais sua porção de abacate, para 1/8 de um abacate.  

Além isso, pessoas sensíveis ao látex devem evitar comer abacate, pois aumenta o nível de anticorpos IgE, o que pode causar reação alérgica.

E lembrando que como o abacate tem muita fibra, você deve aumentar sua ingestão de líquidos. Então: abacate igual a água.
 

E lembrando, que se você tem um problema renal sério ou tem potássio alto no sangue não deve exagerar no abacate. Pode comer? Pode, mas bem pouquinho.

E você que só sabe comer abacate com leite e açúcar, ou abacate com limão e açúcar, como evitar o açúcar no abacate?

Será que você deve colocar adoçante logo agora que a OMS alerta sobre os riscos dos adoçantes para  sua saúde? Melhor evitar adoçante e evitar açúcar.

Ah! Mas eu só gosto de comer abacate com açúcar! De vez em quando pode. Tente reduzir o açúcar, mas uma vez ou outra, dá— claro, se você for diabético, melhor não ou muito, muito, muito raramente.

Mas você pode usar o abacate de outras formas. Um abacate com sal e pimenta, com um limãozinho, uma páprica. Fica bom. Eu lembro que quando eu era criança meus melhores amigos eram espanhóis e a gente ia almoçar lá no final de semana.

E achava estranhíssimo abacate salgado. Para mim abacate era doce. Mas com o tempo, com mudanças de hábitos, comecei a aprender a gostar.

Faço muita guacamole em casa. Que é uma comida mexicana que que significa sopa de abacate ou molho de abacate.

Como o abacate tem uma textura amanteigada, você pode trocar algumas receitas que levam manteiga por abacate. Pode trocar a maionese por abacate— atum com abacate fica muito bom.

Colocar o abacate na salada ou no molho de salada. Na torrada, no molho de macarrão e claro, é só ter um pouquinho de criatividade que vai ficar bom.

É tudo hábito. Mas por todos os benefícios do abacate, vale a pena tentar. E também, evite exagerar!

Gostou do vídeo?

Lembre de compartilhar para que mais pessoas tenham esse conhecimento.

 

E qual vai ser o próximo vídeo que vai assistir?

 

Vou deixar 2 recomendações aqui ao lado =

Meu vídeo sobre ovo- ovo faz bem ou faz mal para a saúde?

 

E meu vídeo sobre os 7 SINAIS NO SEU CORPO QUE SEU CORAÇÃO PODE NÃO ESTAR BEM

Meu nome é André Wambier, cardiologista

e esse é o Cardiodf.com.br

 

Lembre-se de se inscrever.

E até o próximo vídeo.

Muito obrigado!