COMA 2 CRAVOS-DA-ÍNDIA TODOS OS DIAS e VEJA O QUE ACONTECE COM SEU CORPO (poderoso REMÉDIO NATURAL)!
O que acontece quando você come cravo-da-índia todos os dias? (Poderoso remédio natural)
Alguns alimentos podem ser verdadeiros remédios naturais! Será que você deveria consumir o cravo-da-índia todos os dias? Como um chá de cravo ou misturado nas comida como tempero. Quais os benefícios que essa planta traz para sua saúde e quais os possíveis riscos?
É verdade que cravo-da-índia tem propriedades afrodisíacas e pode deixar seu cabelo mais forte além de reduzir a queda?
Pois é, nesse post eu vou falar sobre essa especiaria chamada cravo-da-índia.
A importância do cravo-da-índia
Você sabia que o cravo-da-índia era muito valioso? Sim, teve uma época que 1 kg do cravo valia 1kg de ouro. 1:1— imagine só, hoje o kg de ouro é mais de 300.000 reais. E esse alto preço das especiarias, foi um dos fomentadores para o descobrimento das Américas.]
Os Espanhóis e portugueses estavam atrás de quê? Das especiarias das Índias, como a pimenta-do reino, noz moscada, canela e principalmente o cravo da índia, era uma das mais valiosas e cobiçadas, principalmente por suas propriedades medicinais, analgésica e antisséptica.
Antigamente, o cravo era amplamente utilizado em remédios caseiros. O cravo da índia era uma especiaria exótica e altamente valorizada na Europa e surgiram várias crenças populares em torno de suas supostas propriedades estimulantes e afrodisíacas.
Então, se não fosse pelo cravo da índia e das outras especiarias, nós não estaríamos aqui… ou estaríamos, mas com um efeito borboleta…
Realmente o cravo é cheiroso, mesmo!
E vários perfumes utilizam sua fragrância picante para dar um toque oriental e amadeirado, como o Opium da Yves Saint Laurent e Obsession da Calvin Klein. Tem outros, claro!
Aqui no Brasil, mesmo que você não utilize o cravo-da-índia com regularidade— espero que depois de assistir a esse vídeo você utilize com maior regularidade— mas de vez em quando o cravo dá aquele toque especial a diversos pratos da culinária brasileira - como o arroz doce, a canjica, o doce de abóbora com coco, o sagu e o quentão.
E também aquele Pernil Assado Com Abacaxi E Cravo Da Índia das festas de fim-de-ano.
Quais os 7 benefícios que o cravo-da-índia pode trazer para a sua saúde?
1o benefício- O cravo-da-índia tem propriedades analgésicas e anestésicas.
Se você colocar um cravo-da-índia na sua boca você vai perceber que a sua língua vai começar a ficar dormente, a anestesiar. Se você tem um cravo-da-índia na cozinha, tente e depois me fala aqui nos comentários.
Pois é, o eugenol, composto ativo com diversas propriedades terapêuticas, que é muito presente no cravo-da-índia, tem propriedades analgésicas e pode ajudar a aliviar dores de dente. E realmente, em uma época que não tinha dentistas, que não tinha creme dental que funcionasse, o cravo ajudou muita gente reduzindo o inchaço das gengivas e as dores de dente só de mastigar um cravo.
Um estudo de 2015 publicado no Journal of Dentistry conseguiu mostrar que os antigos estavam certos. Os participantes do estudo foram divididos em três grupos: um grupo recebeu uma pomada contendo óleo de cravo, outro grupo recebeu uma pomada placebo e um terceiro grupo recebeu uma solução anestésica tópica.
Os resultados mostraram que o grupo que recebeu a pomada de óleo de cravo apresentou alívio significativo da dor de dente em comparação com o grupo placebo, sendo comparável ao grupo que recebeu a solução anestésica tópica.
Mas também o eugenol não vai agir apenas na boca. Ela pode reduzir dores musculares e articulares, ajudando proporcionando um alívio temporário e também para dores de cabeça e enxaqueca.
2º benefício: O cravo-da-índia pode ter um efeito antimicrobiano e antisséptico
O eugenol consegue inibir o crescimento de bactérias, fungos e outros microorganismos. Tento que ele serviu como um desinfetante natural, como enxaguastes bucais, reduzindo gengivite e o mau-hálito.
Um estudo publicado no Journal of Applied Microbiology em 2016 mostrou que o óleo de cravo foi eficaz contra bactérias orais associadas a cáries dentárias e doenças periodontais. Mas também o cravo da índia era utilizado no tratamento de feridas, aplicando topicamente, para problemas da pele como acne.
Não só isso, o cravo reduz o risco de intoxicação alimentar, já que inibe o crescimento de E. Coli, salmonela e listeria, que são conhecidas por causar intoxicações alimentares. Além disso poderia reduzir seu risco de infecções do trato urinário.
3o Benefício- O cravo pode ajudar sua saúde gastrointestinal.
Pesquisas indicam que o eugenol, presente no cravo-da-índia, possui atividade gastroprotetora, ajudando a proteger a mucosa do estômago contra úlceras.
Um estudo de 2017 feito em animais demonstrou que o óleo essencial de cravo reduziu a formação de úlcera, aumentando a produção de muco que protege o estômago. O muco funciona como uma barreira e ajuda a prevenir a erosão do revestimento do estômago causada pelos ácido.
Sem contar que um estudo de 2018 identificou que o cravo da índia tem efeito benéfico sobre as bactérias boas da flora intestinal, sendo que o óleo de cravo melhorou a motilidade intestinal. E em animais com retocolite ulcerativa o estrato de cravo demonstrou efeitos anti-inflamatórios significativos, reduzindo a inflamação no cólon dos ratinhos.
Além disso, o cravo-da-índia tem sido estudado por seu potencial efeito na inibição de parasitas intestinais, sendo que, em ratinhos reduziu a carga parasitária e também de giardíase.
Claro que hoje temos tratamentos bem mais eficazes que o cravo-da-índia, mas, o cravo pode ainda ajudar.
4o Benefício do cravo-da-índia: pode ajudar seu fígado
Você tem gordura no fígado? Então preste atenção. O eugenol presente no cravo-da-índia pode te ajudar.
Um estudo em animais com esteatose hepática descobriu que o eugenol pode reduzir a inflamação e o estresse oxidativo do fígado.
Outro estudo em animais mostrou que o eugenol ajudou a reverter os sinais de fibrose hepática, ou seja, a formação de cicatrizes no fígado.
Isso porque o cravo-da-índia também é rico em outros antioxidantes, o que pode ajudar a prevenir doenças hepáticas devido à sua capacidade de reduzir o estresse oxidativo.
Agora, não pode exagerar, né!
O eugenol pode ser tóxico para o seu fígado em altas quantidades. Tem um caso em um menino de 2 anos que consumiu altas doses de óleo de cravo que causou danos sérios ao seu fígado. Por isso, moderação!
5o benefício do cravo-da-índia- regula o açúcar do sangue
Se você está com pré-diabetes ou diabetes, o cravo da índia pode ajudar a manter sua glicemia melhor controlada.
Um estudo em animais descobriu que o extrato de cravo ajudou a evitar os picos de açúcar no sangue em ratos com diabetes. Estudos demonstraram que o cravo-da-índia pode aumentar a captação de glicose pelas células.
O cravo-da-índia também pode estimular a secreção de insulina pelas células beta do pâncreas. Aumentar a secreção de insulina pode ser benéfico para controlar os níveis de glicose. E também alguns estudos sugerem que o cravo-da-índia pode melhorar a sensibilidade à insulina.
Isso significa que as células respondem de maneira mais eficiente à insulina, permitindo que a glicose seja transportada para as células de maneira mais eficaz, reduzindo assim a resistência à insulina e ajudando a deixar seus níveis de glicose mais próximos da normalidade.
6º Benefício do cravo: pode fortalecer seus ossos
Alguns dos compostos encontrados no cravo-da-índia têm mostrado ajudar a preservar a massa óssea em estudos em animais.
Um estudo em ratinhos descobriu que o extrato de cravo-da-índia melhorou densidade óssea.
O cravo-da-índia também é rico em manganês, fornecendo impressionantes 55% da recomendação diária em apenas uma colher de chá (2 gramas) de cravo-da-índia moído.
E como você deve imaginar, o manganês está envolvido na formação óssea.
Mas claro que só o cravo-da-índia não vai funcionar sozinho. Tem que fazer musculação, pegar sol e comer alimentos ricos em cálcio.
E o 7º benefício do cravo-da-índia- pode reduzir seu risco de certos cânceres
Algumas pesquisas sugerem que os compostos encontrados no cravo-da-índia podem ajudar a proteger contra certos tipos de câncer.
Agora, todas pesquisas pré-clínicas, em tubos de ensaio ou mesmo em animais, que é diferente com pesquisas em humanos.
Tem um estudo em tubo de ensaio descobriu que o extrato de cravo-da-índia ajudou a interromper o crescimento de tumores e promoveu a morte celular programada das células cancerígenas— a apoptose
Em outro estudo também em tubo de ensaio teve resultados semelhantes, mostrando que o óleo de cravo causaram a morte de 80% das células de câncer de esôfago.
E em outro estudo descobriu que o eugenol promoveu a morte celular em células de câncer cervical.
Seria interessante ter pesquisas em humanos para avaliar os benefícios reais tanto do eugenol quanto do cravo da índia, na proteção contra o câncer. Vamos esperar….
Será que os antigos estavam certos sobre a ação afrodisíaca do cravo da índia?
Talvez!
Isso porque não foram feitas pesquisas em humanos que comprovem isso. Existem pesquisas em ratinhos que mostrou que tanto os extratos da noz-moscada e do cravo estimularam o comportamento de monta dos camundongos machos e também aumentaram significativamente seu desempenho de acasalamento.
Mas se isso traduz para humanos, não sabemos.
Outra coisa, o cravo-da-índia pode melhorar a circulação sanguínea, que poderia ajudar no tratamento da disfunção erétil.
Será que o cravo-da-índia pode estimular o crescimento do seu cabelo?
Embora exista um monte de vídeos no YouTube sugerindo que o cravo-da-índia pode evitar a queda de cabelo e deixar seu cabelo mais forte
— eu assisti a um monte desses vídeos— só li um estudo mostrando que o uso de óleo de cravo da índia poderia ajudar a melhor penetração do finasterida
tópico no couro cabeludo. Mas é um estudo pré-clínico, não dá para tirar nenhuma conclusão dele. Então, apesar das pessoas verem algum efeito positivo, não há evidências científicas para afirmar que o o cravo-da-india estimula o crescimento do cabelo.
Se você está perdendo cabelo, sugiro que assista meu vídeo sobre calvície que eu falo dos remédios provados para queda de cabelo— https://youtu.be/-ePLt_YH9t8
Quais podem ser os malefícios do cravo-da-índia?
Vou repetir aqui- não pode exagerar. Só por que uma coisa faz bem, comer demais dessa coisa, às vezes faz mal.
Então, moderação é chave!
Mas o cravo da índia pode causar irritação gastrintestinal- dor do estômago, náuseas e diarreia, reações alérgicas para aqueles que são sensíveis, efeitos sobre a coagulação do sangue-
já que o eugenol pode ter um efeito de aumentar o tempo de sangramento. E claro, pode ter interações com alguns medicamentos, especialmente anticoagulantes e antidepressivos.
Como consumir o cravo-da-índia para ter o máximo de benefícios para a sua saúde?
E na forma de óleo essencial - 2 a 3 gotas espalhando na área do corpo que dói.
Na forma de chá de cravo.
Como se prepara o chá de cravo?
Pegue três cravos e coloque-os em 300 ml de água e leve a água ao
fogo baixo para que cozinhe lentamente por 15 a 20 minutos
Em pouco tempo você vai perceber que a água vai ter uma cor acastanhada. Deixe esfriar por alguns minutos e poderá consumo para ter todos os seus benefícios.
Caso você use cravo em pó, use uma colher de chá por dia que você
mesmo pode fazer amassando o cravo e esmagando-o. E claro, você pode usar nas suas receitas! Acho até melhor que usá-lo como remédio.
É importante lembrar que apesar de ter vários estudos sobre o cravo-da-índia, a maioria deles são pré-clínicos, ou seja, são feitos em animais ou em células no laboratório.
Os benefícios precisam ser estudados mais profundamente em humanos, e ele não deve ser utilizado como substituto de tratamentos médicos convencionais, mas pode, e deve ser um aliado!
Meu nome é André Wambier, cardiologista
e esse é o Cardiodf.com.br
Muito obrigado!