CATETERISMO CARDÍACO: TUDO O QUE VOCÊ GOSTARIA DE SABER
Hoje eu vou conversar sobre cateterismo cardíaco e explicar um pouco mais sobre esse procedimento.
Muitas pessoas nos pediram para falar sobre o assunto e tirar as dúvidas, então é isso que vou fazer aqui.
O que é o cateterismo cardíaco?
O cateterismo é um EXAME, que utiliza uma sonda ou um catéter, por isso cateterismo, que vai até o coração
Quando essa sonda chega até o coração, podemos fazer as filmagens para ver como estão as artérias- elas estão boas, ou elas estão obstruídas? Qual é o grau da obstrução? É apenas uma coisa leve, que podemos tratar com remédios (tratamento clínico), ou é algo mais sério, que precisamos fazer uma angioplastia, ou mesmo uma cirurgia cardíaca?
Também podemos medir a oxigenação, a pressão, ver se as válvulas estão funcionando corretamente e se o músculo do coração está bombeando de forma normal.
Então o cateterismo é um exame, invasivo (pouco invasivo), para ver diversas estruturas do coração.
Mas na maioria das vezes, quando alguém fala- eu preciso fazer um cateterismo, ou eu fiz um cateterismo cardíaco, ele se refere a essa avaliação das artérias do coração, as coronárias. É o mais frequente, mais de 80% das vezes. Ou ele estava sentindo alguma coisa— uma dor no peito, ou angina, ou ele teve alguma coisa, um infarto, ou mesmo foi detectado algo alterado no exame de check up, a chamada isquemia silenciosa.
Antigamente, nós, cardiologistas, pedíamos muito mais cateterismo que hoje em dia, porque tínhamos poucos exames fidedignos para verificar as coronárias. Hoje temos, além do teste ergométrico, cintilografia do miocárdio e angiotomografia de coronárias, que são exames eficazes. Mas o cateterismo ainda é o PADRÃO OURO, ou seja, se continuamos em dúvidas ou vimos alguma coisa errada, é a ele que iremos recorrer.
Exame de angiotomografia de coronárias
E hoje o cateterismo é mais para tratar a patologia, ou seja, para realizar a angioplastia e implantar válvulas cardíacas, dilatar válvulas, ocluir a comunicação interatrial.
Cateterismo antes
mesmo paciente após implante de stent e desobstrução da artéria descendente anterior
Quem poderá fazer cateterismo cardíaco?
Muitas pessoas acham que apenas idosos podem precisar de cateterismo, mas não. Às vezes recém nascidos nascem com problemas cardíacos que precisarão de um cateterismo…
Não existe nem idade mínima nem idade máxima.
Quais os cuidados teremos que ter antes do cateterismo cardíaco?
É necessário jejum— claro, alguns casos, no paciente infartando, não precisamos de jejum, alguns remédios precisam ser suspensos, claro, sempre com orientação médica…
A preparação é da pele
A pessoa sente dor no cateterismo?
E a pessoa não sente nada- não tem dor, mal estar, nada.
Os catéteres são finos, geralmente 2 mm de diâmetro.
Por onde é feito o cateterismo?
Normalmente pode ser pela virilha, a artéria femoral, ou pelo punho, a artéria radial, mas pode ser por outras vias. Depende da situação do paciente
Quanto tempo dura o cateterismo cardíaco?
É um exame relativamente breve, dura em torno de 30 minutos, se de forma eletiva.
Mas depende da situação clínica do paciente. Se for um infarto ou outra complicação, pode durar muito mais.
Em casos de infartos graves, o que chamamos infartos com supra, essas pessoas, idealmente, devem ser submetidos ao cateterismo imediatamente,
O cateterismo cardíaco tem riscos?
Como todos os procedimentos invasivos, tem seus riscos. Porém é um exame bem mais seguro que muita gente imagina- o risco é em torno 0,1%
Primeiramente o cateterismo utiliza contraste iodado. Então, pessoas alérgicas a iodo devem tomar certas precauções para não ter alergia grave ou choque anafilático.
Também o iodo pode acometer os rins, então pessoas com problemas renais também devem se submeter a preparos para minimizar os riscos.
O que acontece após o cateterismo?
Depois do cateterismo, a pessoa vai ficar em observação no hospital, por algumas horas, para ver se não há sangramento.,
Se for apenas o cateterismo cardíaco que ela fez, essa pessoa não precisará ir para a UTI nem ficar internada.
Mas se ela fez, além do cateterismo, uma angioplastia, daí, a coisa muda de figura e normalmente precisará ficar na UTI ou na unidade coronária por uns dias.
Meu nome é André Wambier, Cardiologista
Esse é o Cardiodf.com.br
Vocês podem encontrar mais dicas como essas no site, facebook, Instagram e no YouTube. Um grande abraço