ACORDANDO MUITO À NOITE PARA URINAR? | Causas de NICTÚRIA (e como deixar de fazer xixi toda hora)

Acordando muito à noite para urinar?

Olá! Você vem acordando muito à noite para urinar? Será que é problema cardíaco? Será que é problema nos rins, uma infecção urinária ou mesmo diabetes? Ou será que é normal se levantar muitas vezes para ir ao banheiro à noite? Hoje vou falar das principais causas de nictúria, que é esse despertar à noite para urinar. E se você tem isso, fique atento, leia até o final, porque a última causa, é a mais importante.

A nictúria é bastante comum e vai ficando mais prevalente com a idade.  Estudos nos mostram que cerca de um terço dos adultos com mais de 30 anos vai mais de uma vez ao banheiro todas as noites.  E quase metade dos homens na casa dos setenta anos precisam acordar pelo menos duas vezes por noite para urinar.

A nictúria, pode ou não ter a ver com um problema de saúde, então fique tranquilo


É normal se levantar muitas vezes para ir ao banheiro à noite?

O ideal é que você não acorde durante à noite. O nosso organismo pode ficar sem urinar durante 7 a nove horas, que é o intervalo correto do sono. Então nictúria é quando você se levantar da cama para urinar uma ou mais vezes por noite.

Mas, como eu falei, é comum que a maioria das pessoas acorde uma vez durante a noite para urinar. Urinar duas, três, quatro, ou mais vezes, daí sim, pode ser um sinal de alerta de que algo está acontecendo.  Por isso a nictúria é um sintoma de outras condições e não uma doença em si.

Nictúria é a mesma coisa que enurese noturna?

Não!  Na nictúria você acorda e reconhecer a necessidade de urinar. Já na enurese noturna você faz xixi à noite involuntariamente e é muito comum em crianças pequenas. Se você, adulto, começou com enurese noturna, vá atrás de um especialista — ou urologista ou neurologista— para descobrir a causa.

Quais são os impactos de acordar à noite para urinar tem para sua saúde?

Primeiro de tudo, atrapalha o sono. Uma pesquisa da National Sleep Foundation, viu que acordar à noite para urinar ( a nictúria) é uma das causas mais comuns de interrupções do sono, principalmente em idosos. E mais de de 40% dessas pessoas, têm dificuldade para voltar rapidamente ao sono, o que pode impacta na redução do tempo de sono, sono mais fragmentado, de baixa qualidade de sono. Então, aquela pessoa que acorda muito à noite, pode ter sonolência durante o dia, cansaço, irritabilidade e e maior risco de acidentes- incluindo acidentes de trânsito.

E, um segundo problema especialmente em adultos mais velhos, a nictúria aumenta o risco de quedas e fraturas, especialmente se eles estiverem com pressa para ir ao banheiro, podendo aumentar em mais de 50%  para pessoas com duas ou mais idas ao banheiro durante à noite— pode tropeçar no tapete, pisar no chão molhado. 

Eu mesmo tenho diversos pacientes que fraturaram o fêmur por causa de acordar demais durante à noite.

E acordar muito à noite piora a qualidade de vida, e sabe-se que pode até aumentar o risco de depressão e de mortalidade no geral.

Quais são as causas de nictúria?

Existem muitas causas possíveis para a nictúria.

Eu vou separar aqui em 3 grandes causas: a produção excessiva de urina à noite, a diminuição da capacidade da bexiga de segurar a urina e os distúrbios de sono. 

Vou começar com os distúrbios de sono

Como eu acabei de mencionar, a incutira altera a qualidade do sono. Mas há evidências de que os problemas de sono também são um fator importante na ocorrência de casos de nictúria.

Por exemplo: na apneia obstrutiva do sono, que causa pausas repetidas na respiração durante a noite, metade das pessoas referem nictúria.  Isso porque a apneia obstrutiva do sono interfere nos hormônios, aumentando a produção de urina. 

Além disso, um sono mais leve aumenta a suscetibilidade à noctúria, visto que sentem que estão com a bexiga cheia e tem que esvaziar.

A segunda causa pode ser a diminuição da capacidade da bexiga de segurar a urina

Se você tem um aumento da freqüência urinária durante à noite você pode urinar em pequenas quantidades ou urinar com mais freqüência. Se a quantidade de urina não é acima do normal, pode ser devido à incapacidade da bexiga de se esvaziar totalmente (e por isso que ela vai encher mais rápido)- aqui eu pensaria em hiperplasia da próstata, onde a próstata cresce e obstrui o fluxo da urina, ou à incapacidade da bexiga de se encher completamente antes de desenvolver a vontade de urinar (baixo volume da bexiga)- e aqui penso em cistite (a infecção da bexiga), bexiga com hiperatividade, onde há espasmos da bexiga, um tumor de bexiga ou mesmo um tumor na adjacências. E essa é a causa pela qual a gravidez aumenta a frequência urinária, especialmente à noite.

E a terceira causa de nictúria, e a mais importante é a produção excessiva de urina à noite

A produção de urina em excesso à noite é conhecida como poliúria noturna e é causa de mais de 80% dos casos de nictúria.

Se você tem poliúria noturna, você provavelmente encontrou a causa. Se apresentar um alto volume de urina especialmente quando está dormindo e seu volume de urina durante o dia é normal ou reduzido, isso geralmente é devido à retenção de líquidos durante o dia, que muitas vezes começam a se acumular nos pés e pernas, causando inchaço. Depois que você se deita para dormir, a gravidade não retém mais esse excesso de líquido em suas pernas, retornando para a circulação  e produzindo mais urina.

Essa é a causa por que pessoas com insuficiência cardíaca urina mais à noite (fiz um vídeo sobre sintomas de coração fraco e eu expliquei isso. Vou deixar o link aqui em cima.

E também, nos casos de problemas renais, aumenta o volume de urina à noite (também tem outro vídeo que eu fiz sobre isso).

Mas você pode estar tomando alguns remédios, como diuréticos - também vai aumentar a produção de urina e frequência urinária.  Outros remédios que podem interferir- alguns remédios para pressão, como anlodipino, nifedipino, nitrendipino, outros como lítio, fenitoína para convulsão.

Claro, diabetes pode ser uma causa aqui, porque aumenta risco de infeção urinária, além de uma diabetes descompensada apresenta-se como um diurético osmótico, sai água junto com o excesso de açúcar. E também, quem está com a glicemia descompensada, bebe muita água, inclusive perto de dormir.

Mas, se você beber muito líquido antes de dormir, especialmente bebidas que contenham cafeína como chá e café, pode aumentar a diurese. E também o álcool à noite pode ter um efeito diurético e se você comeu muito sal ou tiver uma dieta rica em sódio pode reter mais líquido e fazer com que você urine mais à noite. O álcool e as bebidas com cafeína são diuréticos, o que significa que ingeri-los faz com que o corpo produza mais urina.

E também tem o fator idade. Quanto mais velho você for, maior a probabilidade de precisar fazer xixi à noite.

Conforme você envelhece, seu corpo produz menos hormônio que ajuda a concentrar a urina para que você possa retê-la até de manhã. Além disso, aumenta seu risco de ter problema na próstata  ou, se for mulher, após a menopausa, com a falta do estrógeno pode causar alterações no trato urinário que o obrigam a ir com mais frequência ao banheiro. E também os músculos da pelve também podem estar mais fracos e agravar os sintomas.

E como melhorar essa diurese noturna?

Primeira dica e a mais importante: restrinja a ingestão de líquidos à noite.Beba mais líquidos durante o dia, mas limite  líquidos 2 - 4 horas antes de  você ir dormir.  E também, limite o álcool e a cafeína, que podem piorar seu sono de duas maneiras- fazendo você urinar mais e piorando as ondas do seu sono e qualidade do sono não rem. 

Se você precisar tomar um diurético, evite tomar no período da noite, dê um tempo de pelo menos 6 horas antes de dormir.

Se você incha as pernas, eleve as pernas durante o dia, para retornar menos líquido durante à noite.

Também você pode usar meias de compressão para evitar o acumulação de líquido nas pernas.

E, claro, passe no seu médico e avise ele sobre a queixa de acordar muito durante à noite para fazer xixi. Afinal, ele não tem bola de cristal e não vai saber que você está sofrendo com isso, se você não contar.

Mantenha uma boa relação com ele, de parceria.

Meu nome é André Wambier, cardiologista, e esse é o Cardiodf.com.br

Muito obrigado!