5 TRATAMENTOS PROVADOS CONTRA QUEDA DE CABELO| Remédios, Xampus e Vitaminas que FAZEM CRESCER CABELO

Você está perdendo cabelo? Você está vendo cabelo nas suas roupas, cabelo no travesseiro, cabelo em todos os lugares e está preocupado?

O que você pode fazer para melhorar isso? Será que você vai ficar careca?

Não tem mais jeito?

Calma! Tem sim!

Nesse post eu vou falar sobre os 5 tratamentos provados para frear e reverter a queda de cabelo. Além de falar sobre esses 5 tratamentos provados pela ciência eu vou falar sobre xampus que evitam a queda, vitaminas para cabelo, outras coisas que podem ajudar o seu cabelo, e no final, vou fazer eu vou trazer um especialista em cabelo para falar das novidades sobre o assunto.

Eu sei que cabelo é muito importante para a nossa auto-estima, para nossa imagem, e eu quero fazer desse post o mais completo do Google sobre o assunto. Eu vou falar muita coisa que ninguém fala.

Eu seria careca se não agisse na hora certa…

Deixe eu contar um segredo para você. Eu comecei a perder cabelos aos dezesseis anos. Meu cabelo era cheio, eu não conseguia pentear para o lado. Quando eu consegui pentear para o lado, achei o máximo. Algumas semanas depois eu percebi que eu estava tendo entradas. Isso com dezesseis anos. E não é nada legal.

Aos dezessete anos, estudando para o vestibular, estava morando sozinho em Curitiba e ao varrer a casa via um monte de fios juntado na vassoura e fios entupindo o ralo do chuveiro. Comecei a ficar preocupado. Muito preocupado!

O professor do cursinho falava que era normal perder até 100 fios por dia. Eu certamente perdia mais de 300. Eu passava minha mão no cabelo, meu cabelo caía. Eram tantos fios que caíam sobre a apostila, que ficavam no meu travesseiro. Meus cabelos pareciam derreter.

E minhas entradas só crescendo. Eu tentava me acalmar. Eu estava estressado, estudando para o vestibular. Talvez aquilo estivesse piorando a queda. Muito café, pouco sono, muita cobrança, mais da minha parte, mesmo. Quando passei no vestibular da UEL, na metade do ano, um vestibular 200 para 1, todos os meus amigos me disseram que eu tinha chance de passar na USP, UNICAMP….

Eles ficaram assombrados quando eu falei que eu tinha cumprido meu objetivo. Não ia continuar estudando forte por mais meio ano. Eu sabia que se eu continuasse na mesma pressão, no mesmo ritmo, eu ficaria careca antes do meu pai.

Meu pai, aos 21 anos já era careca.

E realmente, reduzindo o estresse minha perda de cabelo cessou bruscamente.

Mas, começando a medicina: aulas de anatomia, bioquímica, fisiologia… a queda voltou forte talvez até pior. Eu olhava para os cabelos dos meus amigos e não acreditava que ninguém tinha entrada e as minhas só aumentando. Parei café. Comecei a dormir direito. E nada.

Eu pensei- vou deixar meu cabelo crescer porque será a primeira e última vez que eu poderei fazer isso. Logo agora que eu estava ficando bonito? As mulheres me olhavam? E eu estava perdendo cabelo? Era injusto demais!

Isso era 1997. E eu tinha certeza que não tinha mais jeito.

Mas eu sempre fui de ir atrás do conhecimento, e as pesquisas sobre calvície estavam ganhando corpo. Li tudo o que existia sobre o assunto. Eu entrava na internet não tinha nem google naquela época- era yahoo— o modem era com aquela internet discada, que fazia barulho. Lembra?

E ficava horas lendo artigos e tentando encontrar alguma coisa que pudesse frear  minha queda de cabelo, que eu pudesse manter meus cabelos pelo menos até os meus trinta anos….

Qualquer coisa era bem-vinda. E eu lembro que dia primeiro de maio de 1997— veja só, eu lembro do dia exato— eu fui conversar com meu pai sobre um artigo bem interessante que eu tinha lido sobre macacos e calvície. Eu falei para ele- pai, você não imagina.

Parece que vai ter uma cura para calvície em breve. Tem um remédio que parou a queda dos stumptal monkeys, que tem um mecanismo muito semelhante à alopecia androgenética, que é a calvície masculina. Um remédio chamado finasterida vai resolver isso

Eu lembro que meu pai, que é médico, falou… mas finasteride é um remédio para próstata. Já está no mercado. O nome comercial é proscar. Eu fui correndo no DEF folheei até achar proscar. E lá estava- finasterida. Era como se eu tivesse ganhado na sena. Eu fui até a farmácia do centro da cidade, comprei uma coixa de proscar e mordi um pedaço do comprimido quando saí da farmácia.

1º de maio de 1997. Mais de 26 anos atrás. Hoje eu tenho 45 anos. Nunca fiz implante. Tenho o mesmo tanto de cabelo que eu tinha aquela época. Casei com a mulher que eu escolhi, tive dois filhos.  E eu posso garantir- eu não tenho medo de ficar careca!

Esse post é para você, que está na mesma situação que eu estava. Mas naquela época não existia nenhum remédio eficaz para calvície. O FDA não tinha aprovado finasterida para a perda de  cabelo, ainda. Hoje temos remédios eficazes. Mas também temos uma guerra de informações desencontradas, de mentiras, de exageros, que deixam o jovem, que está perdendo cabelo, ou não tão jovem assim, meio paralisado.

Ouve um expert da internet— que normalmente é careca— falando: olha, se você tomar finasteride, você vai ficar broxa para o resto da vida.

E o cara que já está com a auto-estima abalada, pensa: então calma. Vou ficar desse jeito, mesmo. Pra que ter cabelo se eu vou falhar na hora H?

Mas o que o expert não diz é que é apenas 1% dos casos que podem ter impotência, e que se você for o azarado que caiu nesse 1%, você pode parar e vai voltar a ser como antes. E têm outras opções para você também.

Então eu vou falar dos 5 remédios comprovados pra a perda de cabelo, também vou falar dos shampoos, vitaminas, e coisas que podem funcionar contra calvície.

1º Remédio para perda de cabelo-  MINOXIDIL TÓPICO 5%

Para ser sincero, foi o primeiro remédio que eu usei para perda de cabelo. Mas eu não posso dizer que funcionou muito não, naquela época, sem a finasterida. Como o minoxidil age- Ele reduz a fase telógena, que é a fase de repouso do cabelo, colocando o cabelo na fase anágena, de crescimento. É mesma coisa que você seus titulares estarem machucados e você colocar o reserva para jogar… Não vai ficar faltando gente, ou cabelo. Também ele pode aumentar a grossura do fio do cabelo- Então o cabelo fica mais cheio e mais grosso.

Naquela época eu comprei o rogaine verdadeiro, americano. E eu vi piora da queda, do shedding, mas com o tempo foi voltando ao normal. O Minoxidil tópico pode causar efluvium telógeno, que é aquela queda exagerada de cabelo, como aquela que acontece no pós covid, de uma hora para outra cai muito cabelo, ou quando a mulher ganha bebê- cai muito, efúvio telógeno. Além disso o Minoxidil tópico pode dar prurido.

E por que estou citando isso?

Porque muita gente usa o Minoxidil tópico (5% para homem), e funciona. Tem um estudo que mostra que quando você toma finasteride e usa Minoxidil tópico, é efetivo em 60% dos casos na prevenção e retorno daquele cabelo que você perdeu nos últimos 6 meses a 1 ano.

Eu uso minoxidil tópico? Eu usei mais de 20 anos. Adiantou. Mas hoje eu uso Minoxidil oral que é mais simples, não deixa o cabelo todo duro.

Tem 3 tipos de solução- a solução alcoólica, que é eu usei e a maioria das pessoas usam — pode ser feita em farmácia de manipulação, e nos Estados Unidos pode ser comprado over the conter — eu comprava da Kirkland, mas tem outras marcas…

Tem o minoxidil tópico em espuma— que um estudo de 2019 viu que penetrava melhor que o minoxidil hidroalcoólico com menos irritação do couro cabeludo

E temos o minoxidil com solução de Trichosol-  que é uma tectonolia patenteada, que estimula o folículo piloso, e tem um cheiro tendendo a menta. Tem um estudo pequeno mostrando que pode ser melhor que a solução alcoólica.

E para você ver resultados, você precisa estar passando pelo menos 2 meses. Não é quinze dias depois você verá o resultando.

2º remédio para perda de cabelo FINASTERIDA

Por que eu enfatizei tanto a minha história com o finasterida? Porque foi o remédio que mudou tudo que a gente achava sobre calvície. Eu lembro dos meus amigos me gozando- você vai ficar careca, não tem jeito, é genética!

E é verdade, é genética. Ali eles estavam certo, não tinha jeito. Mas agora, não é verdade. E meu cabelo é prova disso.

Onde ele age? Ele age bloqueando a ação de uma enzima chamada 5 alfa redutase tipo 2.

A 5 alfa redutase transforma a sua testosterona em dihidrotestosterona, que age para aumentar sua próstata e cair cabelo.

É um remédio- então você precisa de prescrição médica… não vai ser doido como eu fui. Por quê? Tem a hora certa para tomar. Não dá para começar muito cedo, normalmente o ideal seria depois dos dezoito anos.

Quando já parou de crescer seus órgãos sexuais. Exatamente por isso que é melhor evitar em mulheres em idade fértil. Por que se a mulher engravidar, e for menino, pode dar problema no pênis do bebê. Então, cuidado. Se sua mulher está grávida, melhor você usar camisinha para evitar qualquer contato da mulher com o remédio.

Normalmente se inicia com 1mg por dia para queda de cabelo. Funciona bem. O finasteride evita que o seu folículo vá miniaturizando, ficando cada vez menor até sumir. Então ele mantém o seu folículo do jeito que era.

A Finasterida pode ser tomada por muito tempo?

Pode, e deve.

Porque se você parar, vai voltar a cair cabelo.

Eu tomo certinho. Eu não deixo de tomar nunca! Se eu deixei de tomar nos últimos dez anos dez vezes, por distração, foi muito. Acho que foi menos do que isso.

3º remédio contra queda de cabelo- MINOXIDIL ORAL

O minoxidil tópico eu já falei, e é eficaz. Mas viram que o minoxidil oral era mais eficaz ainda. Ele tinha uma ação mais rápida, engrossava mais o cabelo e, muitas pessoas que não viam efeito algum no minoxidil tópico, viram com o minoxidil oral.

O minoxidil é um remédio para pressão alta. Aqui no Brasil, até uns três anos atrás, tinha, com o nome de loniten, da Pfizer. Agora só manipulado, sob prescrição de um médico.

Funciona? Muito!

Eu tive um paciente que era totalmente careca com uma hipertensão extremamente refratária.

Eu estava tratando a pressão alta dele, não a calvície. E passei, meio comprimido de loniten, depois um, depois um e meio. E a pressão estabilizou.

Ele já tomava muitos outros remédios para pressão. Seis meses depois ele voltou no meu consultório cabeludo. Eu me assustei. Nunca tinha visto um resultado tão impressionante.

Mas ele veio reclamar do remédio. Porque estava crescendo muito pelos nas mãos, e ele era padeiro e tinha que passar barbeador na mão, para não prejudicar seus pães…

A dose para calvície pode ser de 1mg até 2,5mg ou 5mg, dependendo se tem pressão alta.

Quais os efeitos colaterais do minoxidil?

O minoxidil tem alguns efeitos colaterais— além do aumento dos pelos- pode ganhar peso, por causa da retenção de líquido, inchar as pernas, aumentar a frequência cardíaca e até dar falta de ar. Por isso, converse com seu médico para ver se ele prescreve para você ou não.

4º remédio para perda de cabelo (FEMININA) ESPIRONOLACTONA

A espironolactona é um diurético que a gente usa na insuficiência cardíaca. Para homens é ruim, porque ele bloqueia a testosterona. Não só a dihidrotestosterona.

Então pode dar impotência, pode dar ginecomastia, dor nos seios, no bico do peito, e queda de libido. Não é um remédio que a gente vai usar para homem que estar perdendo cabelo porque realmente tem muitos efeitos colaterais.

Porém, para mulher, na pós menopausa, vários estudos mostrando que é eficaz.

Meu último vídeo foi sobre menopausa e eu falei que as mulheres começam a perder cabelo. Por quê? Porque com a menopausa as mulheres param de fabricar aromatase.

Então, a testosterona, para de sofrer ação da aromatase para se transformar em estrógeno. De repente a mulher viriliza. Ela começa a ter excesso de hormônio masculino.

E nos folículos, esse excesso é transformado em dihidrotestosterona. E eu falei que dihidrotestosterona faz perder cabelo. E começa a dar bigode, pêlos no queixo. Para mulheres que estão perdendo cabelo, é fundamental a gente bloquear esse excesso de hormônio masculino. É aí que a espironolactona age.

E na menopausa aumenta a pressão, retenção de líquido, então a espironolactona pode ajudar com muita coisa.

5º remédio contra CALVÍCIE: DUTASTERIDA

A dutasterida age parecido com a finasterida, mas além de bloquear a 5-alfa redutase tipo 2 ela também bloqueia a 5 alfa redutase tipo 1. Então ela bloqueia os dois. Por isso ela age melhor na próstata.

Reduz o tamanho da próstata, e age melhor contra calvície. Então ela previne a perda de cabelo e também trata, revertendo a queda de cabelo que você teve no último ano.

Como ela é mais forte, ela pode ter mais efeitos colaterais. Tem um estudo mostrando que pode dar uma disfunção erétil transitória em até 17% dos casos (como eu falei, finasteride é 1%). Mas muitos deles é transitória, continuando tomando, volta ao normal.

Por isso que é muito importante um médico, dermatologista, para definir a melhor estratégia para você.

Também para mulheres na pós menopausa (friso novamente que não pode engravidar) a dutasterida age evitando a miniaturização do cabelo e evitando que forme barba, diferente do minoxidil que vai crescer barba, bigode e tudo quanto é pêlo.

Agora que já falei dos remédios vamos para os shampoos

Quais shampoos podem diminuir sua queda de cabelo?

Se você for na sua farmácia, talvez você ache um monte de shampoos que diz que reduz a queda de cabelo.


Vou focar em 2 aqui, talvez tenham mais

1- Shampoo com zinco

O mais conhecido é o head and shoulders, que tem piritionato de zinco- que serve para caspa, mas também para queda de cabelo.

Eu uso. Não estou ganhando nada para falar bem do shampoo.

Mas tem um cheirinho gostoso e o cabelo fica macio. Tem mais de 60 anos de pesquisa do piritionato de zinco, mostrando que pode reduzir o fungo que pode aumentar a inflamação e coceira, dermatite.

Tem um estudo mostrando que quem usa o shampoo com zinco por 26 semanas aumentou o crescimento do cabelo, reduz oleosidade e ele inibe, topicamente, a cinco alfa redutase do couro cabeludo. Pode bloquear topicamente a DHT.

2-Shampoo de Cetoconazol

Shampoo de cetoconazol, diferente do shampoo com zinco tem que ser prescrito. O cetoconazol também age inicbindo a enzima 5 alfa redutase no couro cabeludo, reduzindo topicamente a dihidrotestosterona, freando a que de cabelo.

Muito parecido com o shampoo de zinco ele reduz a caspa, age contra fungo, mas você, no banho, deve aplicar e deixar agir durante 3 a cinco minutos para depois enxaguar.

Vamos falar sobre as VITAMINAS?

Quais vitaminas melhoram seu cabelo?

1a Vitamina para cabelo: Vitamina D

A vitamina D -tem estudo mostrando que quem tem vitamina D baixa pode ter aumento da queda de cabelo, e suplementando ou tomando mais sol, pode melhorar isso.

2a Vitamina para cabelo: Biotina

a biotina melhora unhas e cabelos.

Tem alguma evidência que quem tem deficiência de biotina pode ter mais queda de cabelo, e melhorando essa deficiência, você pode retornar o seu cabelo do jeito que era antes. Quem normalmente pode ter falta de biotina?

Principalmente quem toma muitos remédios. Tem um monte de medicações que atrapalha a biotinidase no intestino- como anticonvulsivante, antidepressivo, roacutan…. E nesse caso, se você repuser biotina, volta a crescer cabelo.

Agora, um porém. Se você for colher exames de sangue, melhor parar de tomar a biotina pelo menos 3 dias antes. Porque pode atrapalhar no seus exames de tireoide. Pode parecer que você está com hipotireoidismo, e na verdade não está. Então, se você está tomando biotina, pare alguns dias antes para não interferir com seus exames de sangue.

Outras coisas que podem ajudar contra queda de cabelo:

Low level laser-

que é aquele laser que você usa como pente ou como um capacete. Tem alguns estudos, pequenos, mostrando que o laser pode estimular o seu folículo capilar e voltar mais forte. É caro, e tem uma eficácia duvidosa.


Alecrim

Tem um estudo comparando o alecrim tópico com o minoxidil tópico que mostrou que ambos podem aumentar o crescimento do cabelo.

Mas é um estudo.

Se você está perdendo cabelo, eu me ateria nas outras coisas, que funcionam, do que partir para coisas que são duvidosas.

Meu nome é ANDRÉ WAMBIER, cardiologista e esse é o cardiodf.com.br

Muito obrigado!