10 SINTOMAS QUE SUA CIRCULAÇÃO PODE NÃO ESTAR BEM (sinais de má circulação)
Seus pés estão sempre frios e dormentes? Suas pernas ficam inchadas, doloridas, e sente cãibras quando caminha?
Pois é, você pode estar sofrendo de má circulação, o assunto desse post!
Nele, eu vou responder: Quais são sos sintomas de má circulação do sangue? O que provoca a má circulação? O que fazer se você tem má circulação? E como evitar?
O que é má circulação?
Cada parte do nosso corpo depende de um sistema circulatório saudável— O sistema circulatório são nossos encanamentos- veias, artérias e vasos linfáticos — e também a bomba, o nosso coração, que faz movimentar o sangue. Tudo isso tem que estar funcionando corretamente para manter os órgãos oxigenados e com os nutrientes adequados— mas também limpando as toxinas, e excessos de líquidos dos tecidos.
Quando o fluxo de sangue para uma parte específica do seu corpo— por exemplo para sua perna— é reduzido você pode sentir os sintomas de má circulação.
Por isso é importante você conhecer os sintomas e também as causas que levam à má circulação.
Então, Quais são as causas de má circulação?
O problema pode estar nas artérias, tem um entupimento, não chega sangue arterial, rico em oxigênio
Como por exemplo na doença arterial periférica- que é o entupimento das artérias que levam o sangue aos membros. E está intimamente ligada a aterosclerose- que é aquele acúmulo de placas de gordura— de placas de colesterol, dentro das artérias
E o que causa esse acúmulo de gordura? colesterol alto, pressão alta, sedentarismo, obesidade, diabetes.
E olha, pessoas com diabetes avançada podem ter dificuldade em detectar os sinais de má circulação. A diabetes causa neuropatia— a destruição dos nervos, fazendo com que a pessoa perda de sensibilidade nos pés, pernas e mãos. A pessoa pode não sentir dor, e a dor é uma defesa.
E outra causa de aterosclerose é o cigarro— e o fumo também também ocasionar a tromboangeíte obliterante, comum em jovens fumantes. O cigarro inflama as paredes do vaso, levando a entupimentos graves.
Outras causas além da aterosclerose: - Você pode ter uma vasculite— mais comum em mulheres que tenham doenças auto-imunes como o lúpus.
Doença de Raynaud- A doença de Raynaud faz com que as pequenas artérias nas mãos e nos dedos dos pés se estreitem, geralmente ocorrendo quando está muito frio ou a pessoa está muito estressada. Os dedos ficam pálidos, brancos, depois azuis, e, quando as mãos são aquecidas, vermelhos podendo ficar inchadas e doloridas.
Um coágulo- trombose ou embolia arterial- que é muito séria— se não tratado na hora pode perder um membro, levando à amputação
Mas, o problema de má circulação pode ser devido a problema nas veias, que têm dificuldade de retornar o sangue para o coração.
1a causa = varizes
As veias varicosas são veias dilatadas causadas por uma falha nas válvulas internas. As veias aparecem ingurgitada e, por estarem danificadas não conseguem movimentar o sangue com a mesma eficiência de outras veias, portanto, a má circulação pode se tornar um problema.
2a causa= trombose venosa.
A trombose venosa é um coágulo dentro da veia. Vai causar dor, inchaço e se o coágulo sanguíneo se desprender, ele pode passar por outras partes do corpo, incluindo os pulmões— causando embolia pulmonar— ou, em alguns casos, quando tem um Forame oval patente, até para o cérebro— causando um derrame cerebral.
E as causas cardíacas?
Tanto coração fraco quanto o coração rígido, duro, podem causar sintomas de má circulação. Já fiz um vídeo sobre o assunto, o recordista do canal, com mais de 3 milhões de visualizações— vou deixar o link lá no final para pular para a parte mais importante do vídeo:
Quais os sintomas de má circulação?
O que você deve prestar atenção, ficar atento? Vou falar dos 10 principais:
10o sintoma de má circulação - Dormência e Formigamento nas Extremidades
É um dos sintomas que mais pessoas ligam à falta de circulação, mas que normalmente é neuropatia. Claro, a má circulação pode causar, especialmente quando o fluxo de sangue não chega às extremidades em quantidades suficientes, a pessoa pode ter a sensação de dormência e formigamento, ou, parecendo colocando agulhas dentro da sua pele. Mas, fica a dica, pesquise alguma lesão nervosa.
9o Sintoma de má circulação- Inchaço nas Pernas
A má circulação pode fazer com que o líquido se acumule em certas áreas do corpo. Isso é chamado de edema. Algumas pessoas percebem que têm edema porque as roupas ou joias começam a ficar apertadas. Quando apertam os tornozelos afunda o dedo, como uma massa de pão— o chamado sinal de cacifo. Pode ser má circulação!
8o sintoma de má circulação- Mãos e Pés Frios (e com mudança de cor)
As pessoas sempre falam que suas mãos estão geladas?
A redução do fluxo sanguíneo faz com que as mãos e os pés fiquem muito mais frios do que o resto do corpo.
E também pode mudar a cor. De uma hora para outra você vê seu pé mudando de cor— pálido, roxo, azulado… Esses sinal é de falta de circulação.
E, claro, se apenas um membro, por exemplo— se a perna direita está entupida— a perna esquerda pode estar quente, rosadinha e a direita pode estar fria e pálida. Isso é um sinal bem importante.
7o sintoma de má circulação- Alteração do Funcionamento Cerebral:
Se você tem entupimento nas carótidas, que são os principais vasos sanguíneos que levam sangue ao cérebro, pode levar à perda de memória e dificuldade de concentração e confusão mental. Não é só entupimentos. Se o coração estiver fraco, pode ter esses mesmos sintomas. E também, se você tem muita placa de gordura, aterosclerose, aumenta risco de derrames- com toda sua sequela— e de demência, que chamamos de demência vascular.
6o Sintoma de má circulação- Cãibras Musculares
Quando o sangue não circula corretamente, o oxigênio e os nutrientes não chegam aos músculos de maneira eficaz, o que pode resultar em cãibras.
Aquelas cãibras dolorosas nas pernas ao caminhar ou ao subir escadas— seu corpo pode estar avisando que está com falta de circulação
5o Sintoma de má circulação- Impotência Sexual
Você acha que só sua artéria das pernas e pernas estão entupidas? Não! As artérias que irrigam o pênis podem estar com problemas também. E, sem o sangue, para encher o órgão, não vai conseguir de jeito nenhum!
4o Sintoma de má circulação- Alteração na musculatura
Aquela pessoa que andava bastante e agora caminha uns cinquenta metros e sente aquele cansaço nas pernas, fadiga, tem que parar. O que a gente chama de claudicação intermitente. É sinal de vaculopatia. Mas outra coisa que pode acontecer com os músculos é uma perda de massa muscular, uma sarcopenia. Uma perna está musculosa e a outra mais fina. Claro que tem que excluir causas neurológicas, como esclerose lateral amiotrófica, mas essa sarcopenia também pode ser sinal que não está chegando sangue ali, está entupido.
3o Sintoma de má circulação- Infecções
Quando não chega sangue no lugar, por exemplo, a artéria da perna está obstruída, qualquer feridinha pode ocasionar um problema sério. Lesão nos vasos linfáticos e nas veias podem aumentar seu risco de erisipela, mas, mesmo em um pé diabético, cortar uma unha, uma cutícula, pode levar a uma infecção séria, já que não chega o sangue devido naquele lugar, e ficará com uma defesa deficiente.
2o Sintoma de má circulação- Úlceras
feridas que parecem não cicatrizar nas pernas, pés e dedos dos pés também são sintomas.
má circulação, que pode até levar à gangrena das extremidades, que é a morte daquele tecido corporal, o que pode levar à amputação em casos graves.
1o sintoma e o principal de má circulação: DOR
Sem sombra de dúvidas a dor é o sintoma principal que não está chegando sangue naquele lugar.
As varizes causam dor em peso nas pernas. Mas um quadro súbito de dor tipo um peso ou queimação e empastamento da panturrilha em uma das pernas pode ser sinal de trombose venosa profunda.
E pulando para o sistema arterial. Dor também pode ser sinal de obstrução arterial e depende da localização e extensão das artérias bloqueadas.
O sintoma mais comum de doença arterial periférica é claudicação intermitente, manifestada por dor (geralmente na panturrilha) que ocorre durante a caminhada e acaba quando você repousa.
E indo mais além, se tiver uma dor súbita, muito forte constante, com aqueles sinais de palidez ou está roxo, está frio, pode ser sinal de embolia arterial. Se você vir seu dedão do pé roxo, frio, doendo, corra para o hospital, para não perder esse dedo.
E o que fazer para prevenir essa falta de circulação?
1- Faça exercícios regularmente.
Os exercícios são importantíssimos para a sua saúde cardíaca e circulatória.
Exercícios de baixo impacto, como caminhar, andar de bicicleta, nadar podem reduzir o desconforto causado pela má circulação.
2- Coloque os pés para cima
A elevação ajuda com edema, inchaço causado pelo acúmulo de líquido em excesso
3- Se você fuma, pare de fumar!
Fumar é uma das piores coisas que você pode fazer pela sua saúde. Parar de fumar diminui o risco de câncer, melhora a circulação sanguínea e reduz as chances de ter um ataque cardíaco ou derrame.
4- Perca peso!
O excesso de peso aumenta sua pressão arterial, piora o açúcar do sangue, inflama, sobrecarrega o coração, nas articulações e no sistema vascular.
5- Como coisas saudáveis-
muita frutas e verduras, pouca carne vermelha, introduza o azeite de oliva na sua dieta.
E claro, se você tiver má circulação, procure um médico e trate corretamente.
Qual o tratamento para má circulação?
Com base na gravidade de sua condição, um cirurgião vascular pode determinar a melhor opção de tratamento para você.
Será que é só mudar o estilo de vida?
Ou precisa de remédios?
Ou mesmo colocar stents ou fazer pontes para salvar aquele membro.
Depende de cada caso. Por isso, se cuide!
Meu nome é André Wambier, cardiologista
e esse é o Cardiodf.com.br
Muito obrigado!